Setembro Laranja e o Alerta para Obesidade Infantil

Uma campanha, que tem o objetivo de implementar ações de combate à obesidade infantil, levando informação, conhecimento, orientação e condutas para o seu enfrentamento é essencial. A conscientização é imprescindível para prevenir os problemas de uma alimentação inadequada.

Devido à pandemia, e o fato de as crianças permanecerem mais tempo em casa, com o ensino virtual e a redução na prática de atividades físicas, houve também o aumento da ingestão de alimentos ultraprocessados. Dessa forma, com maior densidade calórica, disparou o aumento de crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade. Os dados preocupam e é preciso ficar alerta.

Precisamos pensar na obesidade como uma doença que traz uma série de problemas para as crianças, como distúrbio de crescimento, distúrbio do sono, diabetes e outras doenças crônicas. Há ainda a questão do bullying, a criança acaba com vergonha de praticar atividades físicas, entra em depressão, se isola.

Sem dúvidas a prevenção é o melhor caminho, mas a criança precisa de apoio e incentivo para lidar com a ansiedade e com as dificuldades alimentares, e a presença e o apoio da família é fundamental nesse processo.

E no aspecto alimentar, a criança deve ser estimulada a consumir frutas, verduras, legumes, grelhados, e evitar o excesso de embutidos e ultraprocessados. É importante lembrar que a educação e aprendizado alimentar flui de maneira mais leve quando os pais são o exemplo e mantém uma boa rotina alimentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *