Alimentação em Tempo de Covid-19

Por Nut. Ana Claudia Lazuroz

Em tempos Covid19 é necessário reforçarmos alguns aspectos importantes sobre a prevenção e cuidados que devemos adotar em prol da nossa saúde e dos nossos familiares.

Seguem algumas dicas bem legais da nutri pra vocês:

– Priorizar uma alimentação equilibrada ajuda a promover a saúde. A escolha por alimentos in natura e minimamente processados contribuem para uma boa ingestão de vitaminas e minerais, favorecendo o equilíbrio de nutrientes essenciais para a saúde. Evite os alimentos ultraprocessados, com altas quantidades de energia, sal, açúcar e gorduras, pois aumentam o risco de deficiência de nutrientes importantes e pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras condições crônicas.

– Faça uma lista de compras. É importante planejar e organizar a alimentação, assim você evita o desperdício, pois uma compra responsável, nas quantidades adequadas e sem exagero, é essencial neste período, além de evitar frequentes e desnecessários deslocamentos para a aquisição de alimentos. Então, antes de sair às compras observe o que tem em casa? O que você pode preparar com os alimentos que já tem? E o que precisar comprar para a alimentação dos próximos dias?

– No momento das compras mantenha o foco na sua lista, compre o que precisa e evite permanecer longos períodos fora de casa.

– Priorize alimentos que tenham maior durabilidade e esteja atento ao prazo de validade. Alimentos mais maduros devem ser consumidos antes.

– Quando disponíveis, os serviços de entrega em domicílio devem ser considerado como uma alternativa.
Para aqueles que pertencem ao grupo de risco, como idosos e portadores de doenças crônicas, como diabetes, que devem estar em uma situação de isolamento, é importante adotar algumas medidas de segurança e proteção:

– Solicitar que um membro da família, amigo ou vizinho faça as compras, mantendo todos os protocolos de higiene no retorno à casa ou no momento de entrega das compras.

– Caso a pessoa pertencente ao grupo de risco precise sair, a orientação é fazê-lo em horários de menor movimentação nas ruas, para reduzir o risco de contato com pessoas infectadas.

– E o mais importante e que devemos reforçar é: manter a distância recomendada, evitar aglomerações, lavar as mãos ou limpá-las com álcool gel, e sempre fazer o uso de máscaras.

– Outra recomendação muito importante é manter uma boa ingestão hídrica, praticar atividades físicas, ter boas noites de sono, e procurar estar em companhia dos membros da família, inclusive durante as refeições, assim você não se sente sozinho e minimiza o impacto do isolamento!!

 

* A nutricionista Ana Claudia Lazuroz, colaboradora da Revista EmDiabetes, atua em consultório desde 2018 no atendimento à pacientes clínicos, que buscam melhorar a saúde, qualidade de vida, desenvolver bons hábitos alimentares e emagrecimento. É formada pela Universidade IBMR 2018, pós-graduanda em Nutrição Materno Infantil pela Fapes Saúde e membro da Abranmi (Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil)

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