Congressos Online: Endocrine Society e IDF

Enquanto o mundo aguarda uma estabilização da pandemia para voltar a algumas rotinas, o debate da ciência não pode parar. No início foram feitas algumas tentativas e ajustes aos novos formatos de congressos e em 2021 parece que novas possibilidades estão sendo realizadas. Entre as novidades estão o novo formato do Endo 2021, Congresso da Endocrine Society, e a versão online do Congresso Mundial da International Diabetes Federation.

Endocrine Society

Estivemos na cobertura desse evento em 2018, em Chicago, e foi uma experiência enriquecedora. Acompanhar um congresso deste porte científico, em uma cidade para lá de especial e poder usar ferramentas digitais para compartilhar informação foram coisas que agregam valor para toda a vida.

Este ano, depois de uma tentativa de atividade mais longa em 2020, praticamente no auge da pandemia, eles voltam a uma programação em quatro dias – 20 a 23 de março. As press conferences estão agendadas e estamos registrados como imprensa para acompanhar a programação. Vamos divulgar aqui no site e nas redes sociais.

IDF 2021

A IDF  decidiu adiar o Congresso Mundial deste ano, que estava programado para acontecer em Bangkok, de 6 a 9 de dezembro. A decisão, lógico, foi devido à pandemia de COVID-19 e às incertezas com relação às viagens internacionais. Mas a Federação afirma que o compromisso assumido com a Tailândia, que era o destino do congresso, fica mantido para uma nova data a ser definida.

Em 2022 a sede já estava definida para Lisboa, em dezembro, e será mantida, mas ainda sem data marcada.

Já este ano, a IDF optou por realizar o evento online, de 6 a 11 de dezembro. O informe do presidente da IDF, Dr. Andrew Boulton, explica que é o segundo evento de uma série na área educacional e focado em lidar com as questões relacionadas às complicações associadas ao diabetes.

“Nosso congresso apresentará as pesquisas mais recentes sobre complicações do diabetes em três correntes distintas – Cardiovascular e Hipertensão, Olho e Rim, Pé e Neuropatia -, junto com uma nova corrente dedicada ao COVID-19 e diabetes. O primeiro dia contará com sessões dedicadas ao centenário da insulina e ao IDF Diabetes Atlas 10ª Edição 2021”, disse o Dr. Boulton.

O Congresso vai levantar questões como a má gestão da diabetes, seja por falta de educação, acesso limitado a cuidados ou condições não diagnosticadas, e que as complicações do diabetes são um problema real na maioria dos países.

O IDF Virtual Congress 2021 fornecerá uma atualização sobre as pesquisas, tratamentos e ferramentas mais recentes para gerenciar, tratar e prevenir complicações do diabetes. O objetivo final é melhorar os resultados e a qualidade de vida das pessoas com diabetes. Esta edição tem a colaboração da Associação Portuguesa de Diabetes (APDP).

Não foram divulgados mais detalhes, como programação e inscrição, e estaremos monitorando para acompanhar melhor o IDF 2021.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *