SBD e às Declarações da Presidência da República

Foi um dia difícil, depois de uma noite mais difícil ainda. As reações em relação ao pronunciamento do presidente, Jair Bolsonaro, vieram de todos os segmentos da sociedade. A Sociedade Brasileira de Diabetes também se manifestou, seguindo as opiniões dos órgãos da área de saúde e do Congresso Nacional.

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O POSICIONAMENTO OFICIAL DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO BRASIL

A Sociedade Brasileira de Diabetes vem novamente manifestar-se à comunidade dos pacientes e dos profissionais envolvidos na saúde e bem estar das pessoas com Diabetes, tendo em vista o conteúdo divulgado ontem pela Presidência da República do Brasil em pronunciamento oficial.

A opinião da SBD sobre a veiculação de ontem segue a mesma linha adotada pelo Congresso Nacional do Brasil, por Governadores de Estado, pelo Ministério da Saúde, pelos Secretários Estaduais da Saúde através do CONASS e de inúmeras sociedades científicas e profissionais que têm se manifestado nas diversas mídias.

Ela é muito clara: nossa posição sobre a forma de enfrentamento à atual epidemia que acomete a população brasileira, e especialmente as pessoas com Diabetes, tem sido baseada na ciência médica e na compaixão. E considerando essas premissas, não há qualquer fato novo que sugira mudança nas recomendações que temos feito à exaustão nas últimas semanas: todos devemos manter o isolamento social e tomar os cuidados higiênicos necessários à redução do contágio. Todos os pacientes devem manter seus tratamentos e buscar um bom controle das glicemias.

E não há até o momento um tratamento medicamentoso eficaz e comprovado para a infecção pelo coronavirus. A SBD lamenta que ocorram mensagens dúbias à população, e cujo propósito atenda mais às questões políticas do que às da saúde pública. #FIQUEEMCASA São Paulo, 25 de março de 2020.

Dr. Domingos Malerbi
Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *