Nutrição em Tempos de Quarentena

Um dos assuntos mais comentados e almejados atualmente quando o assunto é nutrição e saúde é sobre como manter a saúde em dia e manter a imunidade em alta, evitando assim as doenças e contaminação.

Vejam as orientações da Nutricionista Ana Claudia Lazuroz

Como já falei com vocês, não existe nenhum alimento que atue de maneira isolada e que seja capaz de atuar na imunidade e fornecer nutrientes sozinho.  É importante saber que é necessário um conjunto de ações no dia a dia e um bom estilo de vida para ter um resultado positivo e uma boa saúde.

Então nutri, o que devemos fazer para conquistar a boa imunidade em tempos de quarentena e ter uma boa saúde?

– De maneira geral o que vai ajudar muito neste momento é a organização e o planejamento.

– Fazer uma lista no início da semana do que pretende preparar pode ajudar,  e até mesmo para saber o que vai pedir no delivery, do hortifruti por exemplo, uma vez que frutas, legumes e vegetais se perdem com muita facilidade, assim nós podemos evitar desperdícios e pedir somente o necessário. Vale preparar um pequeno cardápio e claro, uma lista de compras ok.

– Após tudo organizado e feito as compras, que tal separar um momento para a higienização e organização em casa. Higienizar os alimentos é fundamental, procure deixá- los de maneira mais prática para o consumo e preparo, cortados em potes, guardados em saquinhos na geladeira, pois estando tudo mais organizado facilita no preparo e você ganha tempo.

 

Agora sim, tudo organizado.

Nutri, mas eu não sei como  preparar um prato do bem, um prato adequado para o dia a dia?

 

– É importante saber que a base para um prato do bem é o básico, arroz e feijão, pois neles  encontramos todos os aminoácidos essenciais que nosso corpo precisa.

– O próximo passo é acrescentar uma proteína, de preferência magra, como (frangos, peixes, ovos) e sempre assados ou grelhados, evite os alimentos fritos.

– E claro, como não pode faltar as folhas e os vegetais, que devem ocupar 50% do nosso prato.

– Outra sugestão importante é que a sobremesa seja a base de frutas, principalmente as ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro no organismo. (frutas como, laranja, abacaxi, kiwi, goiaba, caju).

Evitem sobremesas à base de leite após as principais refeições, pois atrapalham na absorção de alguns nutrientes. Evitem também aquele cafezinho, mate, coca cola após o almoço ou jantar, pois também atrapalham na absorção de ferro no nosso organismo ok.

Espero ter colaborado com algumas orientações para começar, e a dica é sempre comida de verdade, bem colorida e mais natural possível, e claro, uma boa hidratação. Uma alimentação natural e bem caseira vai fornecer sim muita saúde, muitos nutrientes, uma boa quantidade de fibras para manter um bom funcionamento intestinal, e de quebra mais bom humor, saúde e  disposição.

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