Por Trás da Notícia – EASD 2021

Desde que comecei essa coluna o objetivo foi sempre dividir como chegamos a alguma notícia, entrevistado ou evento. Dessa forma, mostrando os caminhos que optamos, poderia ser inspirador para outras reportagens na área.

Dessa vez, vamos fazer diferente, mostrando que opções vocês podem ter para acompanhar um evento online internacional e aproveitamos a realização do Congresso da European Association for the Study of Diabetes. O evento online vai do dia 27 de setembro a 1 de outubro e é a 57ª edição.

São vários passos necessários para que você consiga acompanhar, se quer se registrar como jornalista. Também é importante seguir todas as regras estabelecidas para a imprensa, caso contrário você perde o acesso e, dificilmente, conseguirá um novo registro em outra edição.

Cuidados na Cobertura

Toda imprensa internacional pode se registrar em diversos eventos, como no caso do 57º Encontro Anual virtual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes. É gratuito para todos os representantes da imprensa de mídias aprovados.

Para isso é necessário seguir o passo a passo orientado pela EASD e equipe de imprensa da entidade. Os jornalistas / representantes da mídia devem enviar suas credenciais de imprensa (carteira de identidade da imprensa, sem ser cartão de visita) ou uma carta de trabalho da redação ou entidade para onde você trabalha ou publica o material.

Eles reforçam que quem é da área de relações públicas ou expositores não podem se registrar como imprensa. Já observamos vários casos similares e o controle deles sempre é rigoroso.

Nos avisos, a EASD afirma que se reserva o direito de negar o registro da imprensa a qualquer pessoa que considere não atender a esses critérios.

Todo o programa científico e todas as áreas da plataforma virtual da Reunião Anual da EASD estão abertos a jornalistas registrados.

Políticas de embargo

Para os jornalistas que rotineiramente participam deste tipo de atividade a orientação de embargo é simples. Quem está acompanhando o evento e receber o aviso que determinado trabalho ou apresentação está sob embargo, tem que aguardar até a data e hora de sua apresentação no programa científico e liberação.

Para apresentações orais, o embargo está definido para o início da apresentação; para Discussões orais curtas, o embargo é levantado às 11h30 CEST (checar hora mundial do evento) na terça-feira, 28 de setembro de 2021. Todos os comunicados de imprensa distribuídos pela EASD irão incluir, claramente, a data e hora do embargo. A violação desta regra pode impedir que você consiga novo credenciamento no futuro.

Publicação de Imagens

Os dados apresentados durante o EASD são protegidos por direitos autorais e o uso de imagens ou representações visuais de dados, gravação de áudio e vídeo é estritamente proibido. Você só pode usar imagens, gráficos e outras representações visuais de dados das apresentações com a permissão explícita do autor ou apresentador do resumo.

Gravação, Filmagem e Capturas de tela

Gravar, filmar e tirar screenshots só é permitido durante coletivas de imprensa virtuais. A gravação, filmagem e captura de telas de outras áreas da Reunião Anual virtual estão sujeitas à aprovação prévia, por escrito, da equipe do Centro de Imprensa da EASD.

Para gravar, filmar ou fazer capturas de tela de um apresentador, durante sua apresentação, é necessária a aprovação prévia por escrito do apresentador, para que a permissão seja concedida pelo EASD. EASD não obtém aprovação para aqueles que desejam filmar, gravar ou tirar screenshots de um apresentador.

Centro de Imprensa Online

Jornalistas registrados podem acessar o Centro de Imprensa online do EASD 2021, com as informações de login de sua conta de registro. O Centro de Imprensa online fornece materiais como a programação da coletiva de imprensa, declarações de imprensa de palestrantes convidados, resumos e biografias de palestrantes. Os comunicados de imprensa serão distribuídos aos delegados de imprensa registrados durante a reunião.

Terceiros podem distribuir comunicados à imprensa ou kits de imprensa no Centro de Imprensa online. Os materiais devem ser enviados para press@easd.org. Os comunicados de imprensa de terceiros devem exibir claramente a data e hora do embargo da apresentação na Reunião Anual da EASD. A empresa que emite o comunicado assume a responsabilidade por garantir que os embargos sejam distribuídos apenas para repórteres que cumprirão as políticas da EASD.

Conferências de Imprensa

O EASD organizará uma série de briefings de imprensa e uma programação detalhada estará disponível para os jornalistas registrados.

As coletivas de imprensa de terceiros são permitidas, no entanto, não podem ser realizadas ao mesmo tempo que uma coletiva de imprensa EASD. A assessoria de imprensa da EASD distribuirá convites para coletivas de imprensa de terceiros para a imprensa / mídia registrada e os adicionará à programação da coletiva de imprensa no Centro de Imprensa online da EASD.

Jornalismo Científico

O trabalho do jornalismo científico, que é o que fazemos, precisa acompanhar essas atividades, selecionar os tópicos que julgamos de interesse da população e dos profissionais de saúde e divulgar. Mas é importante entender que nesta área existem muitas questões que precisam ser seguidas. Para quem tem blogs na área, o espaço vem sendo liberado também, desde que existam jornalistas no projeto. Para isso, os blogs não podem ser patrocinados por apenas uma empresa e é preciso ter continuidade de publicações online.

Links de Mídias Sociais da EASD

A hashtag oficial do EASD 2021 é # EASD2021. A recomendação é que seja usado em todos os tweets ou postagens relacionadas ao evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *