Pessoas com diabetes podem doar sangue?

Comemorado anualmente no dia 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue foi uma data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de sensibilizar e aumentar o número de doadores no mundo. 

Além disso, a data possibilita a oportunidade de chamar a atenção dos governos e autoridades nacionais, relacionadas à saúde, para a necessidade de divulgação sobre o aumento da coleta de sangue, doado pelos voluntários, e o gerenciamento do acesso às transfusões para quem necessita.

Grande parte da população pode doar sangue se estiver com boa saúde. Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre a possibilidade de doação de sangue de quem tem diabetes. 

Pessoas com diabetes tipo 1 não podem doar sangue, mas vocês sabem o motivo? 

Quem Pode Doar?

Quem utiliza a insulina no tratamento, para manter o nível glicêmico adequado, pode desenvolver importantes alterações cardiovasculares durante ou após a doação.

Já as pessoas com diabetes tipo 2 e que não utilizam a insulina no tratamento podem doar, basta estar com a glicemia controlada e com os medicamentos conforme as prescrições recomendadas. 

Então, se a pessoa com diabetes tipo 2 estiver, controlando os níveis de glicemia com alimentação hipoglicemiantes orais, e não apresentar alterações vasculares, poderá realizar a doação sem nenhum empecilho. Além disso, a suspensão dos medicamentos é contraindicada para a realização da doação.

Ajude a espalhar essa informação. Você já tinha parado para pensar nisso?

 

Lara Alves, repórter do Projeto Educacional da DC Press, Revista EmDiabetes e Universidade Veiga de Almeida, supervisão de Cris Dissat, Claudia Pieper e Daniela Oliveira. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.