Frio, Alimentação e Diabetes: Como administrar?

Por Nut. Ana Claudia Lazuroz

Temperaturas mais baixas e aquela vontade de comer mais do que o normal aumenta, não é mesmo? E a preferência é por alimentos mais calóricos e mais ricos em gorduras. Você sabe por que isso acontece?

Nos dias mais frios nosso metabolismo se mantém mais acelerado e o corpo gasta mais energia para manter a temperatura ideal e o corpo aquecido. O corpo luta para manter a homeostase, o que faz com que sintamos mais fome.

E para quem convive com o diabetes é preciso atenção para manter o equilíbrio diante da vontade de consumir alimentos mais calóricos e, muitas vezes, com Índice glicêmico mais elevado

Então seguem algumas dicas da nutri para ajudá-los a manter o equilíbrio, preservar a saúde e principalmente manter a glicemia estável:

– Aposte nas receitas quentinhas, aquelas que aquecem o corpo – sopas e caldos de legumes , mingau de aveia com canela, leite com cacau e canela, legumes e verduras cozidos no vapor ou assados. Abuse dos temperos naturais de ervas que dão aquele toque especial, assim você diminui o consumo de sal.

– Ingredientes como gengibre, pimenta, canela podem ser uma boa pedida para ajudar a aquecer, pois além de termogênicos possuem inúmeros benefícios.

– Não se esqueça de fazer boas combinações para equilibrar a alimentação e se manter saciado, consumindo sempre: proteínas, fibras, sementes, oleaginosas, gorduras do azeite, abacate. E evite o consumo de carboidratos em excesso!

– Mesmo com aquela preguicinha, continue praticando atividade física. Nos dias frios muitas pessoas diminuem a prática de atividade física.

– A hidratação também diminui bastante nesta época do ano, pois muita gente não tem vontade ou esquece de beber água. Pode ser um bom momento para apostar nos chás naturais de ervas (consuma com moderação e evite adoçar), mas lembrando que nossa principal fonte de hidratação é a água!

Que tal seguir as dicas da Nutri! É importante manter a saúde em dia durante o ano todo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *