Corpo, mente e espírito

Nesses últimos tempos temos refletido mais sobre nossa rotina, necessidades e dificuldades. Não é uma tarefa fácil e, por isso, é sempre bom falar sobre o assunto e encontrar dicas e orientações sobre os melhores caminhos a seguir.

Como diz o Guia Prático de Autocuidado na Pandemia, do Albert Einstein, é preciso se cuidar, de olhar, de escutar, de ser gentil consigo e com os outros.

Ao cuidar de nós mesmos ficamos mais fortes para cuidar dos outros. No Guia, você encontra os sete pilares para ter equilíbrio, além de atividades com as crianças e adolescentes.

Separamos alguns tópicos para te ajudar:

– Não deixe de praticar alguma atividade física. É difícil criar a rotina, mas quando ela acontece, você verá a diferença. O ideal são 150 minutos por semana, sendo 30 minutos em 5 vezes por semana ou 75 minutos em duas vezes por semana.

– O importante é não ficar parado. Então realize tarefas domésticas; coloque uma boa música e dance; ao atender ao telefone que tal andar pela casa, falando ao invés de atender sentado?

– Aquele alerta de sempre: se for fazer uma atividade ao ar livre, não se esqueça de manter a distância de 1,5m entre as pessoas e use máscara.

– Relaxar é tão importante quanto se movimentar. Vejam no Guia algumas sugestões de práticas para acalmar o corpo e a mente, como a prática da Yoga, se desligue um pouco de tudo, medite. Espreguice-se. É uma delícia.

– Pare e respire profundamente, por 10 minutos, prestando atenção no organismo. Veja alguns exercícios sugeridos no Guia.

– Dificuldade para dormir? Bem vindo ao novo mundo. Todos sabem que o sono é restaurador para manter o metabolismo saudável e disposição para o dia, mas anda cada vez mais difícil ter uma tranquila noite de sono. São muitas sugestões, mas uma delas pode ser decisiva. Procure fazer uma preparação acolhedora do sono de 15 a 30 minutos antes de dormir. Um banho morno, uma música calma, um aroma que te traga boas lembranças. Veja o que mais se adapta à sua rotina.

Ainda são muitas dicas, que incluem alimentação, relação com a natureza e espiritualidade. Aproveite, escolha um item por vez e avalie seus efeitos. Se cobre menos e vá se testando as alternativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *