Como atingir suas metas em 2022

Você já pensou que 2022 está só começando e que poderá ser o melhor ano da sua vida? O mais interessante é que você mesmo pode ajudar a realizar suas metas e objetivos.

Neste momento gostaríamos de compartilhar algumas sugestões que poderão ajudar na área relacionada ao controle do diabetes. Pegue uma agenda e anote tudo o que você está disposto a fazer. Use canetas coloridas, bilhetes auto colantes ou lembretes no celular. Vale tudo para melhorar sua qualidade de vida.

Monitorização, exercício físico, dieta balanceada. A metas devem ser individualizadas e possíveis de serem alcançadas, mesmo que sejam modificadas semanalmente.

1) Monitorização da glicemia – Se você ainda não realiza testes de glicemia (capilar- na ponta de dedo) ou pelo sistema flash de monitorização da glicose, é um bom momento para começar.

Aí vão algumas sugestões:

  • Se você tem diabetes tipo 2 e não toma insulina, procure estabelecer pelo menos 1 dia na semana onde possa realizar os testes imediatamente antes das principais refeições (café, almoço e jantar) e outro dia onde possa realizar os testes 2hs após essas mesmas refeições. Assim você terá um perfil de resposta dos medicamentos que está usando;
  • Se você usa insulina além dos medicamentos orais, é recomendável realizar um maior número de testes de acordo com a orientação médica, sobretudo se aplica também insulina de ação rápida ou ultrarrápida. Procure estabelecer uma meta de quantos dias na semana será possível para você iniciar com os testes e horários também;

2) Exercício físico – Se você ainda não está fazendo atividade física regularmente, escreva o tipo de exercício físico que gostaria de fazer (hidroginástica, natação, caminhada, corrida, Pilates, musculação, yoga, futebol, etc), os dias da semana e/ou final de semana e horários que tem disponível; estabeleça uma data e horário de quando irá começar, onde e como, pois essa é a melhor forma de criar um compromisso com você mesmo;

3) Dieta balanceada – Se deseja eliminar peso, manter ou controlar a glicemia, a melhor dica é procurar um profissional nutricionista. É muito importante mudar hábitos alimentares que promovem ganho de peso (frituras, alimentos gordurosos, salgadinhos, biscoitos e massas em excesso, por exemplo)e estabelecer metas semanais ou mensais junto com o nutricionista.

Estas metas devem ser individualizadas e possíveis de serem alcançadas, mesmo que sejam modificadas semanalmente.

Procure sentir-se bem consigo mesmo e a se premiar com alguma coisa que goste a cada meta alcançada. Sonhe e imagine-se alcançando o que deseja.

Assim será mais fácil implementar novos hábitos e se sentir capaz de modificar sua vida para melhor em 2022. Vá em frente e bom começo ou recomeço!

Dra. Claudia Pieper, endocrinologista, consultora da Revista EmDiabetes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.