Alimentação, Covid 19, Saúde e Imunidade

Depois de dicas simples sobre o momento da compra dos alimentos, hora de falar sobre quais os alimentos podem fortalecer a nossa imunidade em uma época que precisamos ter muito cuidado.

Por Nut. Ana Claudia Lazuroz

De maneira prática, veja quais alimentos pode nos ajudar a fortalecer nossa saúde e imunidade

Quando o assunto é Covid19 sempre buscamos algumas maneiras de melhorar nossa saúde e fortalecer a imunidade, e o paciente diabético que faz parte do grupo de risco tem uma preocupação ainda maior. E o nosso objetivo é trazer informações que possam auxiliar nas melhoras escolhas alimentares.

Na última edição falamos da importância de adotar uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, prática de atividades físicas, uma boa hidratação e um sono de qualidade.

Agora vamos abordar de maneira mais detalhada sobre os nutrientes e alimentos que não podem faltar na nossa rotina, com o intuito de fortalecer nossa saúde, imunidade, manter um bom controle glicêmico, e preparar o organismo para combater de maneira mais eficaz vírus e bactérias, principalmente nesta época do ano, onde estamos mais suscetíveis devido às baixas temperaturas.

Alimentos ricos em Vitamina C: Tem a função de fortalecer nossa imunidade, formar anticorpos e nos proteger contra infecções. Fontes: (laranja, abacaxi, kiwi, morango, caju, acerola, goiaba, limão, brócolis, pimentão amarelo)

Alimentos fonte de Vitamina A: Desempenha um papel importante como antioxidante e fortalecimento do nosso sistema imunológico. Fontes: (vegetais verde folhosos, cenoura, mamão, abóbora, pimentão vermelho, espinafre, gema de ovos, leite integral, queijos)

Alimentos fontes de Ferro: Um mineral essencial e fundamental para o bom funcionamento das células, importante nutriente para o equilíbrio dos glóbulos vermelhos. Fontes: (carnes, leguminosas (ervilhas, lentilhas, feijão) cereais, vegetais verde escuros). E para potencializar a absorção é recomendado consumir um alimento fonte de vitamina C. (uma laranja como sobremesa, ou pingar gotas de limão na carne e no feijão)

Alimentos fontes de Zinco: é um mineral muito importante para o fortalecimento do sistema imunológico. Fontes: (carne vermelha, grão de bico, castanhas, cereais integrais, frutos do mar)

Alimentos probióticos: têm a função de fortalecer a saúde intestinal, e uma boa saúde intestinal melhora diversas funções no nosso organismo, digestão, absorção de vitaminas e minerais, glicemia. Fontes: (iogurtes, bebidas lácteas fermentadas, kefir, kombuchá, suplementação de probióticos)

Vitamina D: ela é essencial e importante papel imunomodulador do nosso sistema imune, atua no metabolismo do cálcio, sua deficiência está associada a diversas doenças, entre elas as doenças crônicas. Hoje grande parte da população apresenta níveis abaixo do adequado (é muito importante a exposição solar, cerca de 15 minutos ao dia – (10 às 16 hrs) Fontes: (ovos, leite e derivados, sardinha, salmão, castanha, nozes)

É importante lembrar que, nenhum alimento isolado tem o poder de atuar na nossa saúde, o que fortalece nossa saúde e imunidade é manter uma alimentação bem diversificada. Por isso, é importante sempre o acompanhamento do profissional de saúde (médico, nutricionista) que vai verificar os níveis adequados de vitaminas e minerais, adequar uma alimentação equilibrada e suplementar se necessário!

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