Volta às Aulas e Alimentação

Novas rotinas, protocolos e muitos cuidados. Assim é a volta as aulas no período que ainda vivemos. É preciso organizar a alimentação da garotada. Nossa colunista, a nutricionista Ana Claudia Lazuroz deu algumas dicas.

Por Ana Claudia Lazuroz

Chegou o tão esperado retorno às aulas, e com ele a tarefa de preparar as crianças para a nova rotina e para os protocolos de segurança, higiene e saúde. E quando o assunto é organizar a alimentação não pode ser diferente, se faz necessário priorizar a qualidade e higiene dos alimentos.

A alimentação dos nossos pequenos merece atenção especial, uma vez que devido ao grande período de isolamento social e à menor prática de atividades físicas muitas crianças modificaram seus hábitos, e segundo a OMS é crescente o aumento da obesidade infantil, o que agrava o desenvolvimento de outras doenças crônicas como o diabetes, o que aumenta as chances de contágio pelo Covid-19.

E dentro deste cenário, se faz necessário atenção especial e cuidados com as nossas crianças, e a missão é ajudá-los a desenvolver novos hábitos, para fortalecer a imunidade e melhorar a saúde.

O fato é que os hábitos alimentares são criados no ambiente familiar, e é a partir do estabelecimento de boas rotinas alimentares em casa que os pais conseguem incluir lanches de qualidade na rotina da criança.

E na hora da montagem da lancheira alimentos industrializados e ultraprocessados devem ficar de fora, dando espaço aos alimentos in natura e minimamente processados. Alimentos dos grupos dos carboidratos (frutas, cereais integrais, pães integrais), proteínas (ovos, queijos magros, iogurtes, coalhadas), lipídeos (mix de oleaginosas), e uma garrafinha térmica com água, pois uma boa hidratação é fundamental!!

Já viram que dá para variar bastante e montar uma lancheira bem colorida e equilibrada. E manter o acompanhamento nutricional é fundamental, pois o profissional que acompanha a criança tem a função de orientar quanto à qualidade e as quantidades (porções a serem consumidas) em cada refeição!!

É importante deixar as crianças participarem do preparo dos alimentos, pois é um momento para despertar a curiosidade por novos sabores, e curtir bons momentos em família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *