Semana da Saúde

Pelo fato da não realização da Semana da Saúde em 2020, um ano muito complicado para a sociedade por conta da pandemia, este ano, o Governo do Estado do Rio programou atividades para o público.

No intuito de chamar a atenção pública, as ações de saúde implementadas pelo Estado permitiram com que a Semana da Saúde Ricardo Boechat, em memória ao jornalista, acontecesse de 23 a 25 de novembro, das 8h às 16h. É a  11ª edição, a Semana da Saúde acontece no Centro do Rio, no Largo da Carioca.

Essa edição engloba controle da pressão, glicemia e medição das taxas de glicose, além de realizações de testes rápidos para coronavírus no organismo.

Aos visitantes serão passadas informações para prevenção e cuidados com a saúde, e a previsão é de atender cerca de 10 mil atendimentos.

A ação da Semana da Saúde segue todos os protocolos sanitários, e também contará com palestras sobre a prevenção da saúde do homem e sobre as doações de sangue e de órgãos. Apresentações culturais como concertos e dança fazem parte do evento também.

Doações de sangue e de órgãos

Durante o evento, o Hemorio conta com um posto de coleta de sangue. Para doar sangue, as orientações gerais pautam que é preciso ter entre 16 e 69 anos, ter peso mínimo de 50kg, com a saúde estável e estar portando um documento oficial com foto. Além disso, o evento compreende sobre como se tornar um doador de órgãos, no estande do Programa Estadual de Transplantes (PET).

 

Por Luiz Guilherme Reis – que faz parte do Projeto Educacional da DC Press / Agência UVA e a Revista EmDiabetes para formação de jovens estudantes de jornalismo na área de saúde. Supervisão Cris Dissat.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *