Por Trás da Notícia: Zico e o Diabetes

Vocês já devem ter visto em alguns anos o apoio de Zico ao Dia Mundial do Diabetes. Mas vocês sabem como isso começou? Esse é o tema de Por trás da Notícia de março.

Lógico que nossa escolha não foi aleatória. Escolhemos este mês porque é aniversário do Galinho e, já em alguns anos, estamos sempre comemorando esse dia com ele. Esse ano, especialmente feliz porque  no dia 3 de março consegui mandar um abraço (mais uma vez), mas agora via Whatsapp e direto para o Japão, onde ele está trabalhando.

A História com  Dia Mundial do Diabetes

Na verdade, a história com o Zico vem de muito antes do Dia Mundial. Foi uma aproximação por causa do Blog Fim de Jogo. Ao longo dos anos temos colaborado com a divulgação do Jogo das Estrelas, incluindo diversas coletivas e eventos que aconteciam antes do jogo, coordenado pelo nosso grande amigo Júnior Coimbra, filho do Galinho. Acompanhamos o período em que Zico foi diretor de futebol do Flamengo, participamos de diversas ações por ocasião do aniversário dele e estivemos na equipe que lançou a candidatura de Zico à presidência da FIFA. Sem falar nos textos no livro sobre ele (assinado por mim e pelo André Dissat).

Essa aproximação com o diabetes teve o apoio de duas grandes amigas, também na área de esporte: Renata Graciano e Jussara Ajax.  Renata, inclusive, esteve conosco no encontro com a equipe da Revista no CFZ (Centro de Treinamento). Na primeira vez, depois da conversa delas com ele, Zico nos recebeu para as primeiras fotos para a campanha em 2015. Mas o encontro com a equipe da EmDiabetes – sendo vários com diabetes – foi especial demais.

Ele não só foi fotografado com círculo azul. Conversou com todos, queria entender mais sobre o diabetes e como estávamos naquele projeto. Lembro que logo após, em uma coletiva no Maracanã, ele me chamou para perguntar: Como estão os meninos?

Daí em diante, todos os anos ele autoriza o uso da foto com o círculo azul, mesmo estando no Japão. Nosso agradecimento é mais do que especial porque, talvez, ele não tenha noção do significado daquele encontro para mim, Celso, Juliana, Pablo, Daniel, Gigi e Renata.

Algo pra ficar na memória pra vida inteira. Fizemos um resumo desses momentos para dividir com vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *