O que o Diabetes me Ensinou

Ao longo destes cinco anos, sempre procuramos não só falar sobre lançamentos, descobertas, pesquisas, mas de experiências pessoais de muita gente e das nossas também.

Na edição de março, um dos integrantes da equipe – Geraldo Fisher, que tem diabetes tipo 1 – contou sobre como foi o período em que teve Covid-19. Uma forma de dividir histórias e, com isso, ajudar a quem se identifica com a mesma situação.

Resolvi também contar o que recentemente aprendi com as informações que compartilho sobre diabetes. Primeiro, contando que também tive Covid-19, mesmo com as quatro doses da vacina e isso ajudou ao quadro não ter sido pior. Foram duas semanas de cama e com uma sensação de exaustão muito ruim.

Mas e o Diabetes?

Aprendi, ao longo do tempo, quais os sintomas que surgem quando o açúcar no sangue cai, ou seja, quando vem a hipoglicemia. Foi assim que em um dos primeiros dias de Covid-19 tanto minha pressão arterial caiu quanto a glicemia. Vale comentar que não tenho diabetes, mas é minha área de trabalho há uns 30 anos.

Estava me sentindo realmente mal quando percebi os sintomas, como sudorese imensa, uma sensação de perder os sentidos etc. No primeiro momento achei que era a pressão, mas lembrei do que aprendi e fiz os procedimentos, quando confirmei a queda. Pedi uma coca-cola e fui ingerindo pequenos goles para que a glicemia fosse normalizando. E deu certo.

Ajudando quem Precisar

Em outro momento da vida, que queria dividir também, aconteceu com a minha mãe, que certa vez em uma viagem, parou e ficou com o olhar perdido, meio sem direção e muito aérea. Ela tinha diabetes tipo 2 e lembrei do que certa vez aprendi no Acampamento para Jovens com Diabetes, onde a Dra. Denise Franco me mostrou exatamente esse quadro em um dos acampantes.

Pegamos o glicosímetro e confirmamos que a glicemia estava baixa e caindo. Mais uma vez, usei o que aprendi

O resumo dessas duas histórias é que sempre procure informações sobre como proceder e o que fazer em casos como estes. A atitude pode ser o diferencial em salvar alguém ou a si mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.