Histórias em Quadrinhos e Educação em Diabetes

Como tudo começou..

Tio Julião é um personagem, criado em 1994, com as características típicas de quem tem diabetes tipo 2. Motorista de ônibus, na faixa de 40 anos de idade e é tio do Joãozinho. Joãozinho, 10 anos de idade, foi o primeiro personagem de história em quadrinhos criado em 1988 e publicado em gibis (“As aventuras de Joãozinho e Aninha”) em 1990 para contar às crianças sobre os desafios do diagnóstico do diabetes tipo 1.

Tio Julião foi publicado inicialmente em “jornais em quadrinhos” com 4 páginas e 7 episódios: “É Greve Parte I e II”; “ O Amigo do Peito Parte I e II”; “O Dia D Parte I, II e III.”

Em seguida, em 2001, passou a ter seu próprio site com outras personagens, a Florentina (sua namorada), o Divino, (seu melhor amigo) o Draguloso (dragão divertido), a equipe multiprofissional de saúde, composta pelo Dr. Dias Betty, Bet Balança, Sara Kura, Ana Lyse, e o divertido Draguloso. A proposta da criação das personagens foi estabelecer uma linguagem fácil e divertida para que o público pudesse entender mais sobre o diabetes mellitus.

A personagem do Tio Julião através da primeira historinha “É Greve”, explica ao público em geral pela primeira vez o conceito sobre a síndrome metabólica e resistência à insulina. Isto é feito através de uma comparação com a greve dos frentistas de postos de gasolina com a “greve” dos receptores de insulina e a glicose como sendo a gasolina para o organismo.

E assim, vai transformando uma linguagem científica numa linguagem simples e de fácil entendimento. Vai aproximando o leitor de novos conhecimentos sobre o diabetes mellitus.

Outro episódio das historinhas em quadrinho intitulado “O Amigo do Peito”, traz através de uma viagem pelo corpo humano os vilões das complicações cardiovasculares. O Tio Julião se transforma no “Super Mão” e vai combater o colesterol, os triglicerídeos e a glicose elevadas.

O site do Tio Julião, www.tiojuliao.com.br , conta um pouquinho sobre cada personagem e traz matérias e conteúdos sobre diabetes com o Dr. Dias Betty, sobre a alimentação, com a Bet Balança, sobre o auto cuidado com Sara Kura, sobre as emoções e suas complicações com a Dra. Ana Lyse e diversão com jogos e brincadeiras com o Draguloso.

            

Histórias em quadrinhos são ferramentas educacionais que vêm sendo utilizadas ao longo de décadas para levar ao leitor diversos temas científicos com comprovação da sua eficiência na aprendizagem.
As personagens trazem a memória das aventuras infantis. A criança interior de cada um é despertada e a leva a desvendar o enigmático mundo da ciência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *