História do Dia Mundial do Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes (WDD) foi criado em 1991 pelo International Diabetes Federation e pela Organização Mundial da Saúde em resposta às crescentes preocupações sobre o avanço do diabetes.

O Dia Mundial da Diabetes tornou-se o Dia oficial das Nações Unidas em 2006 com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. É marcado todos os anos em 14 de novembro, o aniversário de Sir Frederick Banting, que co-descobriu a insulina junto com Charles Best em 1922.

É considerada a maior campanha de conscientização, alcançando um público global de mais de 1 bilhão de pessoas, em mais de 160 países. A campanha chama a atenção para questões de suma importância para o mundo do diabetes, mantendo no centro das atenções públicas e políticas.

A campanha do Dia Mundial da Diabetes visa ser:

Plataforma para promover os esforços de defesa da IDF ao longo do ano.
Impulsiona de forma global a importância de tomar ações coordenadas e combinadas para enfrentar o diabetes, como um problema crítico de saúde global
A campanha é representada por um logotipo de círculo azul, que foi adotado em 2007, após a aprovação da Resolução da ONU sobre diabetes.
O círculo azul é o símbolo global da conscientização sobre o diabetes. Significa a unidade da comunidade global de diabetes em resposta à epidemia de diabetes.

Todos os anos, é escolhido um tema central, que pode ser usado por mais de um período. Em 2020 é “Enfermagem e o Diabetes”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *