Educando Educadores em Diabetes On-line

O projeto Educando Educadores (EE) é uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD e a ADJ Diabetes Brasil, com apoio da Federação Internacional de Diabetes das Regiões Sul e Central da América – IDF SACA. Este projeto é coordenado pela psicóloga Graça Camara.

É um Curso de Qualificação em Educação em Diabetes para profissionais de saúde, iniciado em junho de 2008. Foram realizadas até outubro de 2019, 38 edições e certificados mais de 2000 profissionais. Estes profissionais qualificados, desenvolveram seus próprios projetos educativos, e envolveram outros profissionais de saúde, pessoas com diabetes e seus cuidadores, impactando assim a população como um todo.

A partir da pandemia do COVID 19, o Curso, que era 50% prático e 50% expositivo e integralmente presencial, não pode mais ser realizado neste formato.

Mas, com a demanda de novos alunos e evolução da equipe responsável em técnicas de ensino à distância, foi realizada a 39ª e 40ª edição em um formato totalmente online.

Ferramentas Digitais

Além das ferramentas digitais, os quatro dias de Curso (semelhante na modalidade presencial) foram transformados em dois dias na semana, com intervalo para mentoria e pequenos grupos de whatsapp com os alunos, que cumpriram tarefas para a segunda etapa.

Os resultados da primeira edição, segundo a coordenadora Graça Camara, foram excelentes e melhoraram, ainda mais, a partir de pequenos ajustes na segunda edição.

Foram qualificados um total de 89 profissionais de saúde nas duas edições, além de 12 participantes observadores, ligados a instituições e/ou empresas da área do diabetes.

Os alunos se organizaram de forma individual e/ou pequenos grupos para ações educativas, elaboradas com as estratégias educacionais apreendidas para serem aplicadas de forma presencial e/ou on-line em suas regiões de origem.

A equipe do projeto Educando Educadores que trabalhou para o alcance dos resultados até então é toda de profissionais ligados à ADJ e SBD.

Nesse novo formato on-line, foram feitas algumas adaptações de programação e desenvolvidas novas estratégias para a administração melhor o tempo e aproveitamento de todos. Abaixo listamos os nomes da equipe:

  • Ana Paula Pereira de Miranda – farmacêutica – SP
  • Claudia Pieper – médica endocrinologista – RJ
  • Denise Reis Franco – médica endocrinologista – SP
  • Denise Ludovico – médica endocrinologista- SP
  • Glaucia Duarte – médica endocrinologista – SP
  • Graça Maria de Carvalho Camara- psicóloga – SP
  • Maria Gabriela Secco Cavichioli – enfermeira – SP
  • Maristela Strufaldi – nutricionista – SP
  • Paula Pascali – enfermeira – SP
  • Sonia de Castilho – educadora física – SP
  • Tarcila Ferraz de Campos – nutricionista – SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *