Diabetes, Covid e Crianças

No início de janeiro, um relatório do CDC (Centers for Disease Control and Prevention) dos Estados Unidos movimentou endocrinologistas do mundo inteiro, com análises e repercussão aqui no Brasil.

O documento divulgou os resultados de uma pesquisa que mostrava uma relação do aparecimento do diabetes, em quem tem menos de 18 anos e a COVID-19. Endocrinopediatras e as sociedades científicas, como a SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) e a SOPERJ (Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro) se manifestando.

Com certeza, serão necessárias análises mais profundas e detalhadas sobre essa descoberta, mas ligou mais um sinal de alerta com essa perigosa ligação.

No canal de Podcast da SBEM, o Dr. Rodrigo Moreira, vice-presidente do Departamento de Diabetes da SBEM Nacional e ex-presidente da Sociedade, avaliou o relatório.

Ele reforçou a importância do tema, incluindo as várias hipóteses já analisadas, que confirmam pesquisas anteriores em adultos. Sabemos que todos os artigos são rediscutidos e reavaliados pelos especialistas para entender melhor o que os dados significam.

Nos comentários, o Dr. Rodrigo destacou que o mais importante que precisa ser levado em conta é a importância da vacinação em crianças e adolescentes e as medidas de prevenção.

Para acessar o relatórioRisk for Newly Diagnosed Diabetes >30 Days After SARS-CoV-2 Infection Among Persons Aged <18 years — United States, March 1, 2020–June 28, 2021

 

 

 

 

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.