Projeto Educacional da IDF: Entendendo o Diabetes

Uma das principais ferramentas para o tratamento do diabetes é entender o que acontece com o organismo, e assim conseguir prevenir complicações e saber gerenciar a vida da melhor forma. É o que é definido como educação em diabetes, que pode ter aprendizado das mais diferentes formas.

Pensando em como chegar ao maior número de pessoas, a International Diabetes Federation criou uma nova plataforma de educação online, Understanding Diabetes, dentro da IDF School of Diabetes. O objetivo é ajudar as pessoas com diabetes e aqueles que cuidam delas a tomar decisões informadas sobre sua condição. Vale lembrar que a plataforma ainda não tem versão em português, mas vale pedir auxílio a quem estiver por perto, ou até usar as opções da internet para tradução automática e entender as principais mensagens.  

Gratuito e Interativo

A plataforma Understanding Diabetes apresenta uma seleção de cursos interativos gratuitos, sobre vários aspectos do tratamento e gerenciamento do diabetes. O primeiro curso disponível apresenta o diabetes, explicando como se desenvolve no corpo, descrevendo os principais tipos e explorando os sinais de alerta, fatores de risco e complicações.

O curso tem o apoio do Boston Scientific Foundation Europe. Segundo o presidente da IDF, Dr. Andrew Boulton, a entidade está comprometida em desenvolver diversos recursos educacionais para alcançar o maior número de pessoas. “A educação em diabetes é um componente fundamental do tratamento do diabetes. A IDF tem o prazer de fazer parceria com a Boston Scientific Foundation Europe no lançamento de nossa nova plataforma digital para ajudar as pessoas que vivem com diabetes a entender e gerenciar sua condição”, disse o Dr. Boulton.

De acordo com a programação da IDF, um segundo curso sobre o controle da glicemia, que tem o apoio da Servier, estará liberado nos próximos dias.

Fizemos o test drive, criando um login e senha para acessar o curso e foi bem rápido. São campos de preenchimento bem simples, com poucas perguntas e acesso bem rápido.

O acesso é pelo www.understandingdiabetes.org .