Nesse mês de maio temos uma data importante para a área da saúde e para quem acompanha pessoas com diabetes, o Dia Internacional da Enfermagem, 12 de maio.
A data é em homenagem a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.
Nos últimos dois anos, com a pandemia de Covid-19, a importância da atuação dos profissionais da saúde foi decisiva na linha de frente, fazendo com que fossem mais valorizados pela população, graças ao enfrentamento do Coronavírus. Este ano o tema adotado para a data foi o respeito profissional.
No diabetes
Como tem sido abordado em entrevistas e reportagens da EmDiabetes, estes profissionais têm papel crucial na promoção, cuidado e assistência às pessoas com diabetes. São eles que participam do processo de educação de familiares e cuidadores, na orientação sobre as doses de insulina e esclarecem sobre escolhas em relação à aplicação, além de instruírem a maneira correta de conservação e armazenamento.
Os profissionais da enfermagem são essenciais, pois geram uma relação de afeto e pessoalidade, tornando o tratamento mais harmonioso, auxiliando na qualidade de vida do paciente.
Em 2020 a International Diabetes Federation escolheu abordar a enfermagem como tema do Dia Mundial do Diabetes. Sendo assim, realizamos em junho do mesmo ano um bate-papo com a enfermeira Paula Pascali, membro do Departamento de Enfermagem da Sociedade Brasileira de Diabetes, sobre o papel do enfermeiro no tratamento do diabetes.
Para saber mais:
Lara Alves, repórter do Projeto Educacional da DC Press, Revista EmDiabetes e Universidade Veiga de Almeida, supervisão Cris Dissat e Daniela Oliveira.