Por trás da Notícia – Cristo Redentor

Este mês de outubro é cheio de datas especiais e uma delas mexe muito conosco: os 90 anos do Cristo Redentor. É um lugar mágico em todos os sentidos. A data de aniversário é 12 de outubro, mas muitas atividades continuam sendo feitas ao longo do mês.

Vocês devem imaginar porque é tão especial para o diabetes e se, por acaso, ainda não sabe, vamos contar essa história para vocês que começou há quase 15 anos.

Foi em 2007 quando o Cristo Redentor recebeu, pela primeira vez, uma iluminação especial pelo Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro, com um projeto da Sociedade Brasileira de Diabetes e apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Foi uma aventura e tanto, porque era preciso acompanhar a troca dos refletores para outra cor. Um processo bem mais complexo do que acontece agora, onde tudo é automático e ainda é possível fazer projeções.

O início da história

A primeira vez que a ideia surgiu foi em função de uma grande campanha que a International Diabetes Federation desencadeou, para que os principais monumentos no mundo fossem iluminados de azul.

Em uma listagem no site da entidade, na época, havia mais de 300 locais no mundo recebendo iluminação azul, no dia 14. Destes, 40 eram no Brasil, incluindo o Masp e o Memorial da América Latina, em São Paulo, e o Elevador Lacerda, em Salvador.

Foi uma enorme movimentação no mundo inteiro. Para acompanhar o Cristo, estivemos por três vezes no mesmo dia no alto do Corcovado. Na última vez, tivemos a companhia de vários jornalistas e fotógrafos. Por volta das seis da tarde, quando o sol se foi e a noite começava a chegar, todos nós nos sentamos nas escadarias. Era esperar e assistir um momento único.

Do alto víamos a grande movimentação na Cidade Maravilhosa já que é uma data que coincide com a véspera de um feriado nacional (15 de novembro). Para quem não teve a oportunidade de olhar a cidade lá do alto, é um passeio que recomendamos sempre.

A noite foi chegando e aos poucos a cor ia mudando. De longe era um pontinho azul no céu. Atualmente, com o novo sistema de luzes do Corcovado, com tecnologia modernizada, tudo é bem mais simples e as iluminações são vistas a uma distância maior do que naquela época.

De lá pra cá, todos os anos o Cristo Redentor é o cenário de diversas ações, com presença da criançada, missa, projeções especiais etc. Em 2008, foi a vez dos dois pontos turísticos mais importantes – o Cristo e o Pão de Açúcar – estarem juntos na ação. Só que é história para outra coluna Por Trás da Notícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *