O Dia Mundial da Diabetes foi criado em 1991, em 14 de novembro, data de aniversário do Dr. Frederick Banting, descobridor da insulina em 1921, juntamente com o Dr. Charles Best.
“Educar para Proteger o Amanhã” é a frase motivacional deste ano proposta pela IDF (International Diabetes Federation), objetivando que mais pessoas possam ter acesso à educação em diabetes para terem um futuro sem complicações e com uma melhor qualidade de vida.
Atualmente, 1 (um) em cada 10 adultos estão vivendo com diabetes. Os novos dados da IDF apontam que existem 537 milhões de adultos no mundo com diabetes. No entanto, muitas pessoas não sabem que manter a glicose alta no sangue, mesmo sem estar sentindo nada, pode significar, após alguns anos, complicações crônicas como cardiopatia, retinopatia, nefropatia e neuropatia, que poderiam ser evitadas.
Cerca de 212 milhões de pessoas adultas vivendo com diabetes não são diagnosticadas, sendo que a maioria delas tem diabetes tipo 2 (costuma ocorrer na faixa etária de 40 anos ou mais). Visando prever o risco de desenvolver diabetes tipo 2 nos próximos 10 anos, a IDF desenvolveu uma avaliação on-line disponível no seu site. O teste é baseado na Escala Finlandesa de Risco de Diabetes, chamada FINDRISC. Para saber se você, um familiar ou amigo apresentam esse risco, basta acessar esse endereço nesta matéria, dentro do site da IDF, e responder as perguntas que demoram apenas alguns minutinhos. Está em vários idiomas, inclusive em português.
O link é Type 2 Diabetes Risk Assessment
Se o Risco apresentado for considerado BAIXO, estima-se que 1 (uma) pessoa em cada 100 possa desenvolver diabetes tipo 2. O mais importante é manter-se no peso adequado para a sua altura, evitar obesidade abdominal, sedentarismo, tabagismo e manter hábitos alimentares saudáveis associado à prática de exercícios físicos regulares.
Educação, com informações vindas de fontes confiáveis, é a chave do tratamento e da prevenção do diabetes. Viver saudavelmente é a fonte para uma boa qualidade de vida.
Educação para um futuro sempre melhor.