Covid-19 e Técnicas de Meditação

Neste momento de pandemia pelo novo Coronavírus, prestar atenção ao que está acontecendo no momento é difícil, mas também pode nos ajudar a lidar com os novos desafios.

Você está preocupado com o amanhã? Acredito que a grande maioria também esteja. Mas, o objetivo do Mindfulness, ou “atenção plena”, seria se concentrar no hoje, no aqui e agora. Somos capazes de gerar cerca de 70 mil pensamentos por dia, o que se traduziria em 3 mil pensamentos por hora. De acordo com estudos, 70 a 80% deles são negativos. Isto porque na maioria das vezes, nossas mentes estão focadas no passado e no futuro.

A técnica de Mindfulness coloca você no momento presente, ficando mais fácil lidar com pensamentos de tristeza e descrença. Se a pessoa assistir ou ler algo edificante, positivo, isso tende a gerar pensamentos com a mesma frequência. O sentimento é o que gera o pensamento, levando a uma ação e a um resultado. Uma das formas de modificar o sentimento de estresse, ansiedade e desmotivação gerados pela situação de quarentena em casa, seria a prática da meditação e usar a técnica do Mindfulness (atenção plena).

Mas como fazer para se concentrar apenas no que a pessoa está fazendo, ou seja, no momento presente, em meio a tantas notícias?

Aqui vão algumas dicas:

1) Sente-se com a coluna reta, numa posição confortável com os seus pés no chão. Pare tudo o que está fazendo. Coloque a atenção apenas na sua respiração. Respire fundo. Inspire contando até 6, prenda pelo mesmo tempo, expire contando até 6 e mantenha o ar sem soltar também por 6 segundos. Procure repetir este processo algumas vezes até se sentir completamente relaxado. Você pode também tentar visualizar algum lugar na natureza que lhe traga paz ou colocar uma foto no celular ou computador.

2) Em seguida, procure observar o que está acontecendo dentro de você. O seu coração está acelerado? Pergunte a si mesmo: “Como estou me sentindo agora?” Traga-se de volta ao momento presente.

3) Reserve um momento todos os dias para respirar. Existe uma tendência a respirar muito mais superficialmente quando se sente medo. É importante respirar mais fundo, e mais devagar para se acalmar.

De acordo com especialistas na técnica de Mindfullness, uma das chaves para permanecer com os pés no chão durante tempos difíceis, é ser gentil consigo mesmo. É importante não ser crítico com você mesmo por fugir um dia da dieta ou por se sentir carente e ligar para os amigos.

É um bom momento também para praticar um pouco mais de bondade, compaixão e solidariedade. É importante tentar estar o mais presente possível neste novo mundo que onde tudo está sendo “reaprendido”.

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