Este é um momento em que sempre ficamos na dúvida entre seguir o tratamento à risca e se privar das delícias da ceia de natal (e outras tantas confraternizações ou meter o pé na jaca e, certamente, se arrepender depois.
Por isso, resolvemos consultar as nutricionistas Paula Barros e Virgínia Nascimento que fazem um trabalho voluntário em Nutrição na Associação dos Diabéticos da Lagoa, no Rio de Janeiro, voltado para ensinar crianças, jovens e adultos com diabetes a se alimentarem de forma mais saudável e sobre a contagem de carboidratos também.
Paula cedeu para a nossa Revista sua receita preferida de Brownie que faz sucesso sempre na sua família e em reuniões de amigos. Experimente fazer este Brownie Low Carb para levar na sua noite de Natal! Lembre-se que estes eventos estão sempre relacionados a momentos de muitas emoções, por isso, monitore a glicemia com mais frequência e faça as correções necessárias com a insulina de ação rápida. Quanto mais atenção e cuidado, mais agradável e inesquecível será estes momentos para você!
Receita
- Brownie low-carb
Uma boa sugestão de sobremesa é o Brownie Low Carb. Ele é pobre em carboidratos, rico em gorduras boas e polifenóis *, por conta do cacau, e como tem o sabor intenso, a gente fica satisfeito com uma porção menor.
* Polifenóis – antioxidantes presentes no cacau que fornecem benefícios à saúde cardiovascular. (Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes )
Ingredientes:
- 100 g chocolate no mínimo 75% cacau sem açúcar picado
- 3 colheres de sopa cheias de manteiga sem sal ou manteiga ghee
- 2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
- 3 ovos
- 1 xícara de farinha de amêndoas
- 4 a 5 colheres de sopa de adoçante em pó de uso culinário (exemplo: xilitol) – vai depender do gosto pessoal
- 1 colheres de café de extrato de baunilha
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio
- Pitadinha de sal
Opcionais para variar o sabor: café solúvel, canela, nuts, gotas de chocolate, pimenta rosa, cacau nibs, cranberry, uvas passas…
Modo de preparo:
- Pré aqueça o forno a 180° C.
- Derreta o chocolate com a manteiga no microondas, misture até ficar homogêneo e adicione o extrato de baunilha. Reserve.
- Bata os ovos com o adoçante usando um fouet até ficar esbranquiçado. Adicione o creme de chocolate e misture até ficar homogêneo. Acrescente a farinha de amêndoas, o cacau, o bicarbonato e misture tudo muito bem.
- Despeje a massa em uma forma coberta por papel manteiga e untada. Acrescente por cima os opcionais que você desejar.
- Asse por 15 minutos e desenforme morninho.
Confira as dicas das especialistas
Paula Barros – Nutricionista
Especialista em Nutrição Ortomolecular e pós graduanda em Nutrição Clínica Funcional
Facebook: facebook.com/NutriPaulaBarros
Instagram: @perguntapranutri
- Programe seu dia: Faça um desjejum e um almoço com uma boa quantidade de proteínas, bastante saladas ricas em fibras e doses controladas de carboidratos.
- Capriche na hidratação: Beba bastante água e chás sem açúcar ao longo do dia.
- Prepare-se: Faça um pequeno lanche antes da ceia. Isso parece besteira, mas faz muita diferença.
- Faça escolhas: Dê preferência às opções legais de snacks para “beliscar” antes da ceia: nuts (que podem ser torradas com temperos, ficam deliciosas), queijo, tomate cereja com ovos de codorna e orégano. Escolha exatamente o que você vai colocar no prato e complete o prato com uma boa salada verde.
Virginia Nascimento – Nutricionista Clinica – clion@oi.com.br
Especialista em Fisiologia Digestiva e Mestre em Educação e Saúde
Em fim de ano, as comemorações com comida a volta, facilmente “desbalanceia” qualquer dieta e para as pessoas que tem diabetes, cujo o controle dos carboidratos devem ser constante. Reflita antes de iniciar a comilança na primeira oportunidade, porque outras virão.
– Salgados – Escolha dois a três alimentos apresentados “como salgados”, em quantidade compatível aos alimentos da refeição habitual mais próxima do horário da confraternização.
– Doces – Com relação aos alimentos apresentados “como doces”, se a oferta for muito “tentadora” e você não resistir à vontade, escolha o que mais gosta e coma em mínima quantidade, pois o “açúcar simples”, de qualquer receita, ainda que “diet ou light”, é o que mais rapidamente elevará a glicose no sangue, algo indesejável.
– Bebidas – A bebida a ser escolhida, alcoólica ou refrigerante, merece os cuidados de sempre, para não se ter como primeira conseqüência a distensão estomacal, também chamada de estufamento, com sintomas associados ao aumento de gases intestinais e que geralmente trazem desconforto e constrangimento, levando também a um aumento do consumo de comida.
– A bebida alcoólica, comumente apreciada em grande quantidade nos momentos de confraternização de fim de ano, justamente no período de verão, é a cerveja. Na verdade, todas as bebidas alcoólicas tem em comum, o próprio álcool que tem ação desidratante, afetando rapidamente a glicemia.