Boas notícias sobre Covid-19 e Diabetes

Apesar do descontrole do diabetes ainda ser um assunto bastante recorrente durante o período da pandemia da Covid-19, algo que tem refletido sobre o comportamento das pessoas.

Por muitas das vezes, não absorverem de forma clara que é necessário manter os cuidados com a saúde para não se desenvolver casos graves da doença. Só que é interessante ver outros pontos positivos, por isso vejam algumas boas notícias acerca dos desafios enfrentados em meio à Covid e benefícios contemplados para o controle do diabetes.

Gerenciamento do pâncreas artificial no monitoramento do diabetes

Novo teste realizado no Reino Unido e na Suíça prevê que pessoas com diabetes tipo 2 ou que tenham insuficiência renal possam se beneficiar do pâncreas artificial. Os resultados foram positivos e seguros, demonstrando a eficácia na redução dos níveis baixos de glicose no sangue. Essa tecnologia se trata de um dispositivo portátil, que tem seu funcionamento semelhante a um pâncreas saudável, e traz uma ideia de gerenciamento por meio de um aplicativo que monitora os níveis de açúcar da pessoa.

Perda de peso no controle do diabetes

Segundo o estudo apresentado durante o EASD 2021, congresso da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes, no fim de setembro deste ano, a perda de 15% do peso total é um ponto importante no tratamento contra a obesidade, pois retarda a evolução do diabetes tipo 2. Assim, é possível reduzir o avanço do distúrbio metabólico, propenso a fazer com que a pessoa tenha maiores chances de desenvolvimento do diabetes.

Biomarcadores do diabetes podem antecipar problemas oculares

Não é incomum detectar sintomas relacionados à diabetes em exames oftalmológicos de rotina, principalmente, a ocorrência de catarata e glaucoma em pessoas com diabetes. Por isso, é fundamental o cuidado com a visão, assim como estar atento a esses sintomas.

A boa notícia é que, segundo os pesquisadores da Indiana University, biomarcadores de diabetes podem prever determinados diagnósticos, ajudando assim a preservar a saúde ocular das pessoas com diabetes.

OMS prioriza o acesso ao tratamento do diabetes

A acessibilidade ao tratamento do diabetes é um dos temas que será posto em pauta no Dia Mundial do Diabetes. Apesar dos casos da doença aumentarem em todo mundo, o acesso a medicamentos e equipamentos continua sendo difícil, principalmente em países do terceiro mundo.

Porém, de acordo com a nova Lista Modelo de Medicamentos Essenciais, a OMS irá priorizar o acesso aos remédios para tratar a doença, a partir da inclusão de biossimilares insulina de ação prolongada na lista de pré-qualificação. Tal medida possibilitará uma maior variedade na hora de se fazer o tratamento, tornando mais democrático o acesso ao mesmo.

Rio registra a menor ocorrência de internação Covid desde o início da Pandemia

A pandemia da Covid vem demonstrando sinais de quedas, principalmente pelo fato do avanço das campanhas de vacinação. O resultado disso é que o Estado do Rio de Janeiro registrou o menor número de internações motivadas pela doença, desde o início da pandemia, com baixa nos indicadores de primeiro atendimento, casos confirmados e mortes.

Segundo em boletim recente, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o estado segue em risco moderado, nível mais baixo de avaliação.

Fiocruz irá participar de testes de remédio preventivo para a Covid-19

A Fiocruz irá participar de testes com o medicamento Molnupavir. Trata-se de um produto via oral e que, sendo usado nos primeiros cinco dias do sintoma, pode reduzir em 50% o risco de hospitalização ou morte, segundo dados divulgados pelo laboratório responsável por sua produção. O órgão federal entrará na fase 3 dos testes, que terá duração de seis meses e será feita simultaneamente em sete centros, sendo dois da Fiocruz (Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul).

 

Reportagem Gabriel Figueiredo e Luiz Couto – repórteres que fazem parte do Projeto Educacional da DC Press/Revista EmDiabetes e a Agência UVA (Universidade Veiga de Almeida), supervisão Cris Dissat.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *