Há muito tempo que a comunidade espera uma ação junto aos poderes públicos sobre a conscientização do diabetes. Este ano, o Senado Federal apoiou de forma significativa a campanha do Dia Mundial do Diabetes.
A Sociedade Brasileira de Diabetes e Associações de Pacientes conseguiram abrir um espaço para que o assunto fosse debatido e com transmissão ao vivo pela TV Senado na 108º Sessão Especial, coordenada pela Senadora Leila Barros .
Destaques e Participações
Os números preocupantes foram apresentados, mostrando que o Brasil é o quinto país do mundo em número de casos de diabetes. A estimativa é que para 2030 suba para 21 milhões e meio de brasileiros.
Vários membros da SBD estiveram na sessão, como o presidente da Sociedade, Dr. Levimar Rocha, além do Dr. Marcio Krakauer, Dra. Karla Melo, Dra. Dhianah Santini e Dra. Solange Travassos; Lucia Helena Modesto Xavier, da ADJ Brasil; e (remotamente) o Dr. Fadlo Fraige Filho, presidente da ANAD.
Era visível a emoção dos médicos ou subir na bancada do Senado Federal para falar sobre diabetes. O Dr. Levimar, por exemplo, mencionou sobre a luta pela qualidade de vida de quem tem diabetes e que deve ser um papel de toda a sociedade.
Na plateia, a Dra. Hermelinda Pedrosa, ex-presidente da SBD, e que vem há muitos anos lutando em Brasília para conquistas na área política que irão refletir em um atendimento melhor a quem tem diabetes.