IDF e o Dia Mundial do Diabetes 2022

A International Diabetes Federation (IDF) vem tentando reverter todo o cenário de desinformação à crescente ameaça à saúde e dos indícios do número de pessoas que vivem com diabetes, que continuam a aumentar no mundo.

Por meio desse objetivo, a Federação lançou o tema da campanha “Educação para proteger o amanhã”, que marca o Dia Mundial do Diabetes – 14 de novembro – deste ano.

A sugestão é que as atividades destaquem a necessidade de melhorar o acesso à educação confiável sobre diabetes para pessoas que tem diabetes e também colaborar para que profissionais da saúde prestem o melhor atendimento possível.

Pesquisa IDF

Com base no resultado da pesquisa da IDF, uma em cada cinco pesquisas no Google relacionadas ao diabetes denota informações imprecisas sobre a condição e gerenciamento das complicações. Alguns termos como ‘diabetes’, ‘como gerenciar diabetes’ e ‘sintomas de diabetes’ apresentavam resultados e respostas a perguntas de fontes não médicas.

Uma das vertentes para tornar esses resultados ainda promissores com a campanha é pensar na educação em diabetes de uma forma mais ampla, agindo contra a desinformação. Isso se dá devido ao fato de que muitas pessoas recorrem, cada vez mais, à ferramenta de pesquisa e à internet, de um modo geral, em busca de conselhos ou dicas.

Além disso, uma nova plataforma online também lançada pela IDF oferece cursos interativos gratuitos para ajudar pessoas com diabetes e seus cuidadores a entenderem como são feitos o gerenciamento e os autocuidados da condição.

 

Reportagem – Luiz Guilherme Reis, repórter do Projeto Educacional da DC Press, Revista EmDiabetes e Universidade Veiga de Almeida, supervisão de Cris Dissat, Claudia Pieper e Daniela Oliveira.