Informes Gerais do Congresso da IDF

Ainda em função das complicações da pandemia, os Congressos, muitas das vezes, têm acontecido de forma virtual. Assim foi o Congresso organizado pela International Diabetes Federation (IDF), considerado um dos maiores do mundo.

A agenda de atividades aconteceu entre os dias 6 e 11 de dezembro, onde evento trouxe uma gama de questões sobre o diabetes, contando com a presença de profissionais conceituados e multiprofissionais, tais como médicos, cientistas, enfermeiras, educadores e outros da área da saúde, além de representantes do governo, formuladores de políticas, pessoas com diabetes, membros do IDF e mídia.

Como temas centrais do Congresso, foram apresentadas as pesquisas mais recentes sobre complicações do diabetes, um fluxo dedicado à COVID-19 e ao diabetes, e sessões dedicadas ao centenário da descoberta da insulina e a 10ª edição do Atlas do IDF.

Também foram incluídos cursos online “Escola de Diabetes da IDF”.

Entre alguns pontos interessantes, somente profissionais da saúde e residentes em países como: Afeganistão, República Centro-Africana, Eritreia, Guiné, Libéria, Mali, Ruanda, Sudão do Sul, Tajiquistão, República Democrática do Iêmen, Burkina Faso, Chade, Etiópia, Guiné-Bissau, Madagascar, Moçambique, Serra Leoa, Sudão, Irã, Burundi, República Democrática do Congo, Gâmbia, República Popular Democrática da Coreia, Malawi, Níger, Somália, República Árabe Síria e Uganda, poderão se registrar gratuitamente.

Mídia Internacional

Os jornalistas credenciados tiveram acesso a todas as áreas do evento virtual, inclusive uma espécie de área de mídia, entretanto, diferente de anos anteriores, o número de press release divulgados foi pequeno. Na divulgação para os jornalistas somente informes sobre números e dados do Atlas. Entre os conteúdo, um específico sobre o Brasil, com números que não são para ser comemorados.

Um dos press release distribuídos foi o relativo aos dados do Brasil, no Atlas Mundial de Diabetes

 

Colaboração – Luiz Guilherme Reis – que faz parte do Projeto Educacional da DC Press / Agência UVA e a Revista EmDiabetes para formação de jovens estudantes de jornalismo na área de saúde. Supervisão Cris Dissat.