“Acesso ao cuidado do diabetes: Se Não Agora, Quando?” é o tema do Dia Mundial do Diabetes de 2021 e vai se prolongar até 2023.
A International Diabetes Federation, responsável pela definição das campanhas anuais, vai prolongar o tema por três anos. Isso já foi feito anteriormente pela Federação ao observar a necessidade de resultados em longo prazo. Por isso, o acesso aos cuidados com o diabetes será adotado por um período maior.
O centenário da descoberta da insulina apresenta uma oportunidade única de trazer mudanças significativas para mais de 460 milhões de pessoas que vivem com diabetes e outros milhões em risco.
A comunidade global do diabetes tem os números, a influência e a determinação para realizar mudanças significativas. “Precisamos aceitar o desafio” é a posição que a Federação está tomando.
Mensagens e posições centrais da IDF para serem utilizadas na campanha:
– Acesso a medicamentos orais: muitas pessoas com diabetes precisam de medicamentos orais para o tratamento, que permanecem indisponíveis ou inacessíveis em muitos países de renda baixa e média.
– Acesso ao automonitoramento: o monitoramento da glicose no sangue é um componente fundamental. Muitas pessoas com diabetes não têm acesso aos equipamentos e suprimentos de que precisam.
– Acesso à educação e apoio psicológico: as pessoas que vivem com diabetes precisam de educação contínua para controlar sua condição. Muitos não têm acesso à educação sobre diabetes.
– Acesso a alimentos saudáveis e um local seguro para se exercitar: Pessoas que vivem com ou sob risco de diabetes precisam ter acesso a alimentos saudáveis e um local para se exercitar. Ambos são componentes fundamentais do cuidado e da prevenção do diabetes.
– Desenvolver políticas para melhorar a prevenção do diabetes tipo 2, especialmente entre os jovens.
– Melhorar o rastreamento do diabetes para garantir um diagnóstico precoce e prevenir complicações relacionadas ao diabetes.
– Criar e implementar mecanismos para engajar as pessoas que vivem com diabetes de forma significativa ao longo do desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à doença.