Dando continuidade ao trabalho de relacionamento da imprensa com o diabetes, a ADJ Brasil realizou mais uma edição do Workshop de Mídia em junho.
A abertura contou com a presença do do presidente da ADJ Diabetes Brasil, Gilberto Casanova. Como em edições anteriores, a ADJ tem o cuidado de falar sobre a importância do papel dos jornalistas na divulgação de informações seguras sobre diabetes.
No início da atividade, participaram o diretor Carlos Rote e Vanessa Pirolo, mencionando a escassez de informações e apresentaram a programação do evento. A cada ano, além das orientações mais básicas sobre as terminologias e tratamento do diabetes, são escolhidos alguns temas centrais. Dessa vez, o cenário do diabetes e das complicações com relação à covid-19 e os problemas com complicações oculares foram algumas das abordagens.
Álcool e Diabetes
Outro tema pouco falado também foi compartilhado no encontro é o perigo da combinação do álcool e diabetes. Os especialistas lembraram que é fundamental entender o perfil individual de cada um e o perfil de tolerância.
Um estudo inédito sobre Consumo de Álcool na Pandemia foi apresentado pela Dra. Karla Melo, médica endocrinologista, coordenadora do Depto de Saúde Pública, Epidemiologia, Economia em Saúde e Advocacy da Sociedade Brasileira de Diabetes.
A Dra. Karla, mencionou dados epidemiológicos do diabetes tipo 1 e as bebidas alcoólicas (pré-pandemia):
Dados da literatura são divergentes em relação à prevalência de usuários de álcool entre jovens com DM1.
Vários estudos mostram que o uso de álcool por quem tem diabetes tipo 1 é menor do que a população em geral.
Novas pesquisas estão apontando crescimento dessas taxas e preocupam os profissionais de saúde.
Quais os efeitos na glicemia?
- Ainda é controverso
- Consumo moderado não piora o controle
- Hipoglicemia assintomáticas
- Demora na recuperação da hipoglicemia
A recomendação dos médicos é que pessoas com diabetes tipo 1 é limitar o consumo de álcool em função do risco de hipoglicemia.
Recomendações de Sociedades Científicas
- Limitar ingestão de álcool para 1 a 2 drinks por dia para mulheres e de 2 a 3 drinks para homens.
- Observar ocorrência de hipoglicemia nas 24h após a ingestão.
- Ingerir alimentos quando ingerir álcool.
- Ingerir alimentos antes de dormir.
- Avaliar redução na dose de insulina bolus e basal.