A data foi criada em 2001, mas o momento foi para marcar e comemorar muito o 8 de julho de 2021: Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico.
A Lei foi sancionada em 2001, nº 10.221, e associada ao Dia do Pesquisador Científico em 2008, pela lei nº 11.807. Uma conquista muito justa.
A Ciência sempre foi importante para toda a sociedade, mas talvez ela tenha recebido a valorização que merece só agora. É preciso dar visibilidade às produções científicas do país e do mundo, mostrando que só ela é capaz de salvar vidas.
A Ciência é ampla e fundamental para o entendimento dos fenômenos que acontecem ao nosso redor. A Ciência é a fonte de conhecimento para todas as questões pensadas diante do mundo e as respostas resultam em melhorias e evoluções. Ela é a base de decisões fundamentais para salvar vidas.
Manifestações
A sociedade vem entendendo e se manifestando, para mostrar que entende a importância do momento que vivemos. Em Wimbledon, no Reino Unido, antes do início da partida de tênis, o público soube que Sarah Gilbert, uma das criadoras da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19, estava presente.
Ela foi ovacionada ao ser anunciada no microfone. Ela estava no camarote real. Foram muitos e muitos minutos com aplausos, terminando com a plateia de pé. Sarah foi uma das pesquisadoras que liderou os estudos que originaram o imunizante usado em diversos países, assim como no Brasil, no combate à pandemia do novo coronavírus.
Precisamos continuar aplaudindo a ciência, não só no 8 de julho, mas todos os dias do ano.