Nutrição no Diabetes Gestacional

Por Nut. Ana Claudia Lazuroz

Já que maio é o mês das mães, que tal falarmos um pouco para as futuras mamães?

Uma das fases mais deliciosas da vida da mulher é o período gestacional. É também uma fase que requer muitos cuidados e atenção à saúde da mamãe e do bebê. Neste período uma das complicações metabólicas mais comuns é o diabetes mellitus gestacional (DMG), que se caracteriza pela intolerância à glicose, que tem início ou é diagnosticada na gestação.

Principais fatores de risco:

Idade materna avançada, história prévia de DG, diabetes na família, com parentesco de primeiro grau, obesidade ou grande aumento de peso durante a gestação, Síndrome de Ovários Policísticos (SOP), uso de drogas hiperglicemiantes, alterações nos valores de colesterol, alteração na pressão arterial.

Riscos para as gestantes:

Pré-eclâmpsia, maior ganho ponderal, infecções do trato urinário, infecção puerperal, óbito.

Riscos para o feto:

Abortamento, parto prematuro, macrossomia (bebê nasce acima de 4 kg), anomalias congênitas, óbito fetal, aumento de risco de obesidade, hipertensão e diabetes na vida adulta.

Cuidados e prevenção:

As modificações no estilo de vida são fundamentais no sucesso do tratamento

– Adotar uma alimentação equilibrada e de qualidade, rica em fibras (de baixo índice glicêmico e baixa carga glicêmica), uma boa distribuição dos macronutrientes, uma alimentação fracionada (6 a 7 refeições ao dia) e de menor volume.

– Entender sobre a importância da prática de atividade física.

– Controlar o ganho de peso gestacional.

– Manter uma boa hidratação.

– Observar a suplementação da gestante, e ajustar se necessário, pois é importante que esteja bem nutrida, pois a deficiência de alguns nutrientes pode aumentar o risco para DMG.

– É muito importante o acompanhamento com o obstetra,  nutricionista e endocrinologista desde a pré-concepção, pois nesta fase já é possível identificar os possíveis riscos de desenvolver a doença, assim também como em todo o período gestacional.

*Nutricionista Ana Claudia Lazuroz, Nutricionista Clínica – IBMR, Pós-Graduanda em Nutrição Materno-Infantil – Fapes