Regularmente damos dicas de que é preciso atenção a determinadas postagens na internet sobre tratamento milagrosos, imagens com associação de pacientes, dicas de medicamentos etc.
Mas não pode?
Não, não pode. O Conselho Federal de Medicina e a Associação Médica Brasileira possuem diversos documentos e resoluções que definem os limites da publicidade médica nas redes sociais.
Mas ninguém é punido?
Na verdade, segundo o CFM, a AMB e os Conselhos Regionais são muitos processos que estão correndo em segredo de justiça. Eventuais punições, advertências etc não podem ser divulgadas e o número tem aumentado muito. Por esse motivo é que não aparecem nomes de profissionais processados.
O que posso fazer?
Qualquer pessoa pode enviar denúncias para os CRMs e respectivas sociedades médicas. Tudo é feito com sigilo e o nome do denunciante não é divulgado. Todas as entidades possuem Comitês de Ética para analisar a denúncia.
Resoluções
Está em fase de finalização uma nova Resolução sobre a Publicidade Médica, inclusive nas redes, que está para ser divulgada. Atualmente a que regre o que é ou não permitido está no Manual de Publicidade Médica – neste link