O Guia de Prática Clínica (GPC) é uma proposta da International Diabetes Federation (IDF) e Regiões América do Sul, América Central e Caribe (SACA), com o objetivo de apresentar um modelo de atendimento a pessoas com diabetes.
Tem como base o modelo de cuidados crônicos, e não se concentra apenas em elencar uma série de recomendações baseadas em evidências, mas em propor um guia aplicável ao ambiente latino- americano, reforçando aspectos como o apoio ao autocuidado e o apoio à tomada de decisão por parte dos profissionais da saúde em unidades de atendimento básico.
Dentre os autores, estão elencados o Dr. Jean-Philippe Assal (Suiça), educador em diabetes e responsável pela criação do Diabetes European Group (DESG) um programa de educação dirigido para pessoas com diabetes tipo 2 (DM2) e Mgs. Ana Fernanda Sánchez, Diretora de Educação em Diabetes de IDF da Região SACA.
De acordo com a introdução da Guia de Prática Clínica, o mesmo fornece ferramentas que facilitarão o processo de implementação do modelo de atendimento integral às pessoas com diabetes mellitus tipo 2, além de uma simples abordagem educativa, levando em consideração a participação ativa dessas pessoas e dos profissionais de saúde.