Dra. Hermelinda Pedrosa é eleita vice-presidente da International Diabetes Federation e a data do IDF 2025 foi definida em Lisboa.
IDF em Lisboa
Este ano muitas datas mudaram os calendários das atividades nos mais diversos segmentos que vão dos Congressos Médicos à Copa do Mundo. Seguindo essa nova opção, o IDF World Diabetes Congress 2022, evento realizado pela International Diabetes Federation, aconteceu no início de dezembro em Lisboa e também online.
Os organizadores informaram que foram cerca de 5.600 participantes – com aproximadamente metade acompanhando online – de 175 países para três dias de atividade, incluindo 130 horas de sessões científicas, 1.084 e-posters e 288 apresentações de pôsteres.
Presença Brasileira
Na área administrativa da IDF, a Dra. Hermelinda Pedrosa, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, foi eleita como vice-presidente global da IDF. A endocrinologista contou que foi uma eleição muito disputada e que era a única mulher no grupo de indicados. Ela venceu com 41,39% dos votos. Durante a Assembleia Geral, representantes brasileiros da SBD, FENAD e ADJ acompanharam o andamento das eleições.
Participação brasileira também na divulgação do próximo Congresso Mundial de Diabetes, que será no Rio de Janeiro, no RioCentro. O Dr. Balduíno Tschiedel, presidente do IDF 2025, e representantes do Rio Convention Bureau estiveram presentes com um estande na feira expositora. Na cerimônia de encerramento foi feita a passagem da bandeira dos dois eventos – Lisboa / Rio – e com diversos brasileiros presentes, mostrando que será um congresso importante para a endocrinologia brasileira. Inicialmente havia a previsão que o Congresso acontecesse no fim de 2024, mas o calendário foi ajustado e o IDF 2025 acontecerá em março, de 21 a 27.
Na foto, o Dr. Balduíno Tschiedel, presidente do IDF 2025, e Adriana Revoredo, do Rio Convention Bureau, durante divulgação do congresso em Lisboa.