Na 33ª edição do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia foram tratados assuntos relacionados à alimentação e dieta.
A Dra. Claudia Pieper, consultora científica da Revista EmDiabetes, participou de algumas sessões sobre o tema e traz algumas informações atuais.
Em relação ao diabetes, sabemos que é comum que pessoas lançam mão de alguns tipos de dieta visando manter a glicemia mais baixa.
Alguns aspectos firam discutidos, com resultados apresentados. De forma geral, independente do efeito que uma ou outra dieta geram, é preciso lembrar que qualquer dieta deve ser instruída e acompanhada por nutricionistas e profissionais especializados e, ainda, deve ser individualizada. O que funciona para um pode não funcionar para outros.
Outro destaque é em relação à cafeína, que vem sendo apontada como um estimulante e pode interferir tanto na perda de peso quanto na performance de um atleta. Da mesma forma que no caso das dietas, a dosagem de cafeína recomendada deve ser individual, levando em conta o peso e o tipo de atividade física praticada. A vantagem no uso da cafeína é que ela não é considerada como substância característica de dopping.
Na próxima edição da EmDiabetes, que será publicada em alguns dias, matérias mais detalhadas sobre estes assuntos.
Aguardem e acompanhem as nossas redes.