É 27 de julho, dia do eclipse lunar? Sim, mas tem algo que é muito mais importante para milhões de pessoas no mundo inteiro. Neste dia em 1921 dois cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, isolavam um hormônio, fabricado pelo pâncreas: a insulina.
Os doutores F. Banting e seu aluno C. Best foram os responsáveis por dar um novo rumo a vida de milhões de pessoas.
Leonard Thompson foi o primeiro paciente a ser tratado com insulina e as fotos históricas de 1922 mostram a evolução dele em apenas 32 dias de uso da descoberta. Antes, Banting e Best tiveram sucesso na redução da glicose no sangue de um cão diabético, pancreatectomizado.
O método de extração da insulina foi patenteado por Banting, Best e Collip, após 1922, mas eles imediatamente passaram adiante a patente, vendendo por um valor nominal e simbólico de U$ 1 (um dólar) para o Conselho Diretor da Universidade de Toronto, com apenas a condição de que estabelecesse um comitê para a insulina e que a produção pelas indústrias, na época, deveria ser rigorosamente por esse comitê.
Em 1923, Banting foi um dos médicos que recebeu o Prêmio Nobel de Medicina. Logo após Banting declarou que dividiria o prêmio com Best.