Podemos Consumir Frutas à Vontade?

Nossa tendência é a acreditar que as frutas são alimentos que podem ser consumidos sem controle por pessoas com diabetes. De forma geral, consideramos que apenas o açúcar dos doces, dos pães e das massas é que alteram a glicemia.

Não é bem assim.

A frutose é o açúcar próprio das frutas e, se ingerido em excesso, interfere diretamente na glicemia e no controle do diabetes.

De acordo com o Manual de Contagem de Carboidratos da Sociedade Brasileira de Diabetes, uma banana prata média tem 9 gramas de carboidratos; uma laranja média, 16 gramas de carboidratos; uma fatia média de abacaxi, 10 gramas.

Assim segue para outras tantas opções. Portanto, comer mais de uma unidade de uma fruta qualquer vai acabar elevando a glicose no sangue.

Da mesma maneira, os sucos de fruta fresca têm muito mais carboidratos do que uma unidade da fruta, mesmo quando não adicionamos açúcar no preparo. Isto porque, na maior parte dos casos, os sucos são feitos a partir da extração de várias unidades de frutas o que aumenta exponencialmente a quantidade de carboidratos no produto final.

Portanto, o consumo de frutas, por mais que se trate de um alimento não industrializado e natural, deve ser feito com cuidado e levando em conta a carga glicêmica de cada uma.