Bakken Invitation 2015: Superação e Gratidão no Hawai

Lembro exatamente do momento em que li o email com o resultado da seleção ao Bakken Invitation Award em 2015. O relógio marcava 15 horas e eu estava visitando meus pais, quando li na caixa de mensagens a seguinte palavra: “Congratulations!”.

Meu inglês definitivamente não é dos melhores, mas só pelo início do texto eu já sabia que minha história tinha sido escolhida e uma grande aventura estaria para começar. Meus pais ficaram muito emocionados com a novidade. Choramos todos juntos. Em seguida pensei em como a Casa de Apoio Casa de Apoio às Crianças com Câncer ficaria feliz com a doação de 20 mil dólares e nos projetos que iríamos desenvolver juntas.

É claro que o convite para conhecer o Havaí com direito a levar um acompanhamento também transformou meus dias seguintes!  A partir de setembro de 2015, era preciso tirar o visto, preencher registros, enviar formulários e preparar o coração para viver um momento mágico e inesquecível. No Havaí, foi possível encontrar  outros 11 homenageados de várias partes do mundo: República Tcheca, Nepal, Canadá, Espanha, África do Sul, Estados Unidos, China, Austrália e Uganda. Infelizmente o homenageado da Irlanda não esteve presente devido a problemas de saúde.

Entre os homenageados portadores de diabetes estavam a chinesa Qi Zhang e a jovem sul-africana Kerry Kalweit. As duas trabalham ativamente pela causa do diabetes em seus países, tais como garantir o acesso aos tratamentos, insumos, insulinas, educação, direitos e informação.

Minha história já era um pouco diferente. A dedicação ao trabalho voluntário na Casa de Apoio às Crianças com Câncer São Vicente de Paulo, no Irajá (RJ), começou há pouco mais de 4 anos. Percebi que eu precisava doar parte do meu tempo para levar alegria e conforto para as crianças, jovens e seus familiares.

Fiz visitas aos hospitais e acompanhei as crianças em atividades recreativas. Também organizei campanhas de arrecadação de alimentos e brinquedos com a ajuda de amigos. Até que fui convidada para organizar o Dia da Beleza. O evento é realizado duas vezes ao ano por profissionais de beleza que atuam como voluntárias para elevar a auto-estima das mães que vivem grande parte do tempo numa rotina estressante e cansativa durante o tratamento de seus filhos. Ver o sorriso de alegria das mães nestes dias é sempre recompensador.

Com a doação, em 2017, coordenei várias oficinas de gastronomia, artesanato e beleza para as mães das crianças atendidas pela Casa de Apoio. Foi um trabalho gratificante que desenvolvi paralelamente às minhas atividades na Associação dos Diabéticos da Lagoa e na Revista EmDiabetes. Dividida entre 3 projetos voltados para promover mais informação, capacitação e apoio para outras pessoas, o ano de 2017 foi um ano de muito trabalho, desafios e vitórias também.