Quem Somos

Cinco pessoas – Daniel Ramalho, Geraldo Fisher, JulianaLessa, Pablo Silva e Sheila Vasconcellos -, que convivem muito bem com o diabetes; uma jornalista – Cris Dissat -, que há mais de 20 anos trabalha na área; um médico, Dr. Leão Zagury, que entende a importância da comunicação e ocupou o cargo de presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, se juntaram em um mesmo ideal. E entrando na equipe, o fotógrafo e diretor de arte, Celso Pupo.

Um grupo com experiências  e conhecimentos distintos, mas com um objetivo em comum: informar. Vamos dividir nosso dia a dia, nossos aprendizados e mostrar que viver bem com diabetes é possível.

Mas como? Foi quando, em uma conversa, o assunto Revista Digital surgiu. Uma publicação online para pacientes e profissionais de saúde? Será que íamos conseguir? Mas, por que não? Já estamos em 2018 e são nove edições publicadas, regularmente, como nos comprometemos.

Daniel Ramalho

Jornalista, pedagogo, compositor, ator, escritor e pós-graduando em Psicologia
Positiva e Coaching, dedicou-se por 20 anos à gestão/direção escolar e ao ensino da língua espanhola. Em 2008, aos 34 anos, recebeu o diagnóstico de diabetes tipo 1 e em 2014 criou o Blog Diabetes Esporte & Natureza (www.diabetesesporteenatureza.com.br), com o intuito de compartilhar com outros internautas suas experiências e mostrar que, com os cuidados necessários, é possível usar os mais variados esportes como o surf, o bodyboarding ou trilhas, seus preferidos.

No mesmo ano produziu o vídeo “Nós Podemos Tudo”, no qual aborda o tema diabetes, que participou do “Festival de Curta-Metragens – A Hora do Cinema” em Porto Alegre-RS, sendo exibido também na ocasião do Dia Mundial do Diabetes de 2015, no II Fórum Regional de Diabetes de Tanguá-RJ, durante sua palestra no evento. Faz parte do grupo R-Evolução Azul (www.facebook.com/novembroazuldiabetes), através do qual realizam ações informativas e de educação em diabetes e é integrante do Movimento Rio pelo Diabetes..

Pablo Silva

Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos. Em 2013, após ser diagnosticado com diabetes tipo 1, criou o blog Eu e a Bete. Por meio dele, compartilha suas experiências e desafios diários com a “Bete”.

Também é o criador do grupo Insulina do Amor que tem por finalidade, a colaboração e apoio sobre o referido tema. Integra ainda o grupo R-Evolução Azule faz parte da equipe do blog Dia Mundial do Diabetes. Atua no Blue Circle Voices da IDF (Federação Internacional de Diabetes, em português).

Dr. Leão Zagury

Um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Diabetes, integrante de diversas diretorias até chegar à presidência da entidade de 2004 a 2006. Ocupou o cargo de editor-chefe da Revista Diabetes por cerca de sete anos, foi chefe do Serviço de Diabetes do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) e foi presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro. Pioneiro na Educação de Diabéticos (1972).

Juliana Lessa

Carioca, engenheira, batuqueira e viajante. Aos 31 anos, em 2009, foi diagnosticada com diabetes tipo 1. Em 2010, lançou o Blog Insulina Portátil (www.insulinaportatil.com.br) através do qual fala o dia a dia convivendo com a condição.

Em 2013 apresentou o trabalho “Sweet and incredible days – how I manage my Diabetes so I can live happily ever after” (Dias doces e incríveis – Como eu gerencio meu diabetes para viver feliz para sempre / Artigo número ME-1915, Pôster número P-1747) no Congresso Mundial de Diabetes, da IDF. Em 2015, participou, como observadora, do curso Educando Educadores, coordenado pela SBD, ADJ e IDF.

Faz parte do grupo R-Evolução Azul (www.facebook.com/novembroazuldiabetes) e é integrante do Movimento Rio pelo Diabetes.

Sheila Vasconcellos

Descobriu o diabetes tipo 1 aos 15 anos, formou em jornalismo, se casou, teve 2 filhos e hoje atua em projetos sociais. Foi homenageada pelo prêmio Bakken Invitation em 2015 por usar a bomba de insulina e, com sua vida extra, realizar atividades voluntárias para a Casa de Apoio às Crianças com Câncer São Vicente de Paulo.

É vice-presidente da Associação de Diabetes da Lagoa – ADILA e atua no Blue Circle Voices da IDF (Federação Internacional de Diabetes, em português). Escreve o blog (https://historiasdehipoglicemia.wordpress.com/) e a página no Facebook: Histórias de uma Diabética.

Administradora do grupo Diabetes Ação-Pró-Insumos, mentora da comunidade

Academia de Novos Diabéticos e participa da equipe que criou o blog Dia Mundial do Diabetes e respectiva fanpage Movimento Rio pelo Diabetes.

Geraldo Fisher

Engenheiro, diabético tipo 1 desde 2003 e leitor dos blogs. Para ele, a aceitação da doença foi imediata, mas enfrentou momentos difíceis no primeiro ano do tratamento, entre eles a disciplina com os horários para medir a glicemia, tomar insulina e uma convulsão seguida de um coma hipoglicêmico, que felizmente não deixou sequelas.

Depois disso, decidiu se cuidar mais. Parou de beber, fumar e adotou uma alimentação mais saudável aliado à terapia com bomba de insulina. Nas horas vagas pratica esportes, academia, mergulho e gosta de viajar. Fez uma expedição de 15 dias na Amazônia, alcançando o topo da cachoeira do Eldorado, a mais alta do Brasil.

Entre aventuras e cuidados, busca ajudar outras pessoas com diabetes através da troca de experiências como membro da Academia de Novos Diabéticos e um dos integrantes do Movimento Rio pelo Diabetes.

Cristina Dissat

Jornalista e trabalha com diabetes desde 1993. Já foi editora do site e da revista da Sociedade Brasileira de Diabetes (quando o site foi Top 3 em Saúde, pelo Prêmio Ibest 2006) e é editora das publicações não científicas e do site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Realizou cerca de 200 coberturas de eventos médicos no Brasil. Desde 2002 se dedicou à campanha do Dia Mundial do Diabetes. Palestrante em congressos na área de endocrinologia e esportes, apresentou trabalhos nos Congressos da International Diabetes Federation no México (2000, onde também foi palestrante sobre Revistas de Diabetes Onlines), Paris (2003), Cidade do Cabo (2006) e Montreal (2009).

Empresária, sócia da DC Press – Agência de Conteúdo. Participa da equipe que criou o blog  www.diamundialdodiabetes.com.br e respectiva fanpage Movimento Rio pelo Diabetes.

Celso Pupo

Fotógrafo e diretor de arte, sócio-diretor da DC Press – Agência de Conteúdo. Realizou coberturas de diversos congressos internacionais (Paris 2003, Cidade do Cabo 2006 e Montreal 2009) e nacionais na área de saúde; Copa do Mundo 2014; Jogos Olímpicos 2016.

Segundo lugar no Prêmio Nikon de Fotografia da Copa do Brasil 2015.