Fibras e Diabetes

A ingestão de fibras alimentares é recomendada diariamente a todos os indivíduos, mas pacientes diabéticos podem e devem se beneficiar de seus inúmeros benefícios.

As fibras auxiliam na saúde intestinal, melhorando o trânsito intestinal, aumentando o volume das fezes, fator importante na prevenção de câncer de cólon.  Atuam no controle do colesterol e triglicerídeo, melhorando o perfil lipídico.  Auxiliam na diminuição da velocidade de absorção da glicose no sangue, após o alimento ser digerido, ajudando a glicemia se manter mais baixa após as refeições, diminuindo os picos glicêmicos pós-prandial. Aumentam a saciedade e são pobres em calorias, o que colabora na perda e controle do peso corporal.

E onde elas estão presentes?

Frutas, verduras, cereais integrais (arroz integral, trigo integral, farelo de trigo, aveia em flocos, farelos de aveia), leguminosas (lentilha, feijões, grão de bico, ervilha, soja).

Então a dica é:

Associar o consumo de fibras com uma alimentação equilibrada, evitando alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcares, e industrializados, aumento na ingestão hídrica e prática de atividades físicas. (foto Celso Pupo)

Recomendação de fibras diárias (25 gramas)

*Dicas/Artigo da Nutricionista Ana Claudia Lazuroz – anaclaudialazuroz@gmail.com

 

Fontes:

Position of the Academy of Nutrition and Dietetics: Health Implications of Dietary Fibe
– JOURNAL OF THE ACADEMY OF NUTRITION AND DIETETICS November 2015 Volume 115 Number 11
– ABORDAGEM NUTRICIONAL EM DIABETES MELLITUS- Ministério da saúde, 2000

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *