Carnaval sem Medo

A Folia de Momo está chegando. Carnaval é tempo de alegria, de fantasia e de diversão! A música e os blocos tomam conta da cidade; as alegorias das escolas já se anunciam pela Avenida…

E, para não perder nadinha dessa festa, é preciso termos alguns cuidados extras.

Como batuqueira e foliã, sei muito bem o quanto é importante redobrar a atenção para que nada atrapalhe a minha festa.

Se você curte o carnaval de rua ou prefere assistir de pertinho os grandes desfiles das Escolas de Samba, não deixe o diabetes de lado! Não temos qualquer restrição em aproveitar o Carnaval, mas para evitar preocupação e até um eventual problema mais sério, deixo algumas dicas – que uso e repito todos os anos:

  • Proteja o seu pé! O recomendável é usarmos tênis ou sapatos fechados, para evitar qualquer incidente com cacos de vidro ou mesmo com a sujeira que pode se acumular em alguns lugares da cidade.
  • Seja ainda mais cauteloso com o controle da sua glicemia. Andar o dia todo de um bloco para outro ou passar a noite acordado acompanhando as agremiações pode interferir diretamente na variação glicêmica. Acabamos gastando muito mais energia do que em um dia de rotina…
  • Fique atento aos horários das suas refeições para não pular nenhuma. Ficar muito tempo sem comer pode causar hipoglicemia.
  • Tenha sempre um lanchinho com você. Pode ser uma fruta seca, um pacotinho com variações de nozes e castanhas… É importante também ter disponível mel, balas ou sachês de açúcar – confirme sua preferência e costume – para o caso de ser preciso reverter uma hipoglicemia.
  • Hidrate-se! Com o calor e toda a energia gasta ao longo do dia ou da noite, a tendência é que o nosso corpo desidrate. Por isso, lembre de beber muita água.

A Dra. Claudia Pieper dá a orientação sobre o consumo de bebidas alcoólicas: “Se quiser beber cerveja ou outras bebidas alcoólicas, procure beber com moderação e de acordo com as recomendações de seu médico /ou nutricionista, sempre intercalando com bastante água; dose sua glicemia antes e evite ficar em jejum, tendo o cuidado de fazer algum lanche que contenha fibras e alguma proteína”.

Aproveitem os dias de folia e boa festa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *