O Diabetes no Calendário do Ministério da Saúde

Hoje, dia 1º de Novembro, aconteceu no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados em Brasília, a Sessão Solene do Novembro Diabetes Azul. O evento liderado pela Presidente da Frente Parlamentar Mista pela Causa do Diabetes, Deputada Carmem Zanotto, foi realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes / SBD, a ADJ – Diabetes Brasil e a Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes / FENAD.

Como ponto principal, a sessão solene “reinaugurou a campanha do Novembro Diabetes Azul, inserido novamente no calendário do Ministério da Saúde”.

A Dra. Hermelinda Pedrosa, atual presidente da SBD, falou sobre a importância de ter o diabetes de volta ao calendário oficial das atividades do Ministério da Saúde e destacou um dado grave: se o número de pessoas com diabetes fosse um país, seria o 4º país mais populoso do mundo.

A Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes também apontou a gravidade da falta de controle da doença, levando a um elevado número de óbitos e ao desenvolvimento de complicações graves, que trazem impacto tanto na qualidade de vida e quanto os de aspecto socioeconômico. A Dra. Hermelinda ressaltou, ainda, que é preciso avançar de modo a obter uma melhoria nas condições do serviço publico de saúde e oferecer às pessoas com diabetes um melhor acesso às terapias para o tratamento.

A Dra. Denise Franco, que estava presente pela ADJ, como representante dos pacientes e familiares, lembrou que é preciso considerar e oferecer educação em diabetes como parte do tratamento.

Também estavam presentes na Sessão Solene o Dr. Andrew Bolton, próximo presidente eleito para a International Diabetes Federation / IDF, representando a World Diabetes Foundation, e o Dr. James Davidson, representando a Associação Latino-Americana de Diabetes / ALAD.

Durante o evento a Deputada Carmem Zanotto celebrou os 30 anos do Sistema Único de Saúde, o SUS, completados este ano.

A Dra. Claudia Pieper, consultora científica da Revista, estava presente na solenidade.

 

Dra. Claudia Pieper e Deputada Carmem Zanotto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *