Nota de Repúdio | Porta dos Fundos

A Revista EmDiabetes repudia e é contra qualquer ato desrespeitoso ou irresponsável relacionada ao diabetes e às pessoas que convivem com a condição.

Diabetes é uma doença crônica séria, que requer cuidado e atenção. Uma vez que os pacientes tenham acesso a tratamentos adequados, é possível manter a saúde e a qualidade de vida.

Neste sentido, compartilhamos aqui a Nota de Repúdio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) ao video divulgado pelo canal Porta dos Fundos, no qual há uma banalização do uso da insulina assim como a veiculação de informações incorretas e irreais acerca do diabetes mellitus.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) repudia, com indignação e veemência o vídeo do Canal Porta dos Fundos, intitulado “YouTuber”, onde na tentativa de criticar outros YouTubers, ridicularizam as pessoas com diabetes, profissionais (o enfermeiro) e o uso indiscriminado de insulina. Longe de ser considerada uma brincadeira, estamos falando de uma doença crônica onde a população sofre também com a falta de informação, esse tipo de conteúdo é extremamente perigoso e põe em risco diretamente a vida de pessoas com Diabetes.

Dados recentes mostram que: 

  • A cada 20 segundos, uma pessoa tem uma amputação de membros por causa do diabetes,
  • Diabetes é a maior causa de cegueira.
  • Pesquisas internacionais apontam que a cada seis segundos uma pessoa morre no mundo por causa do diabetes.

É preciso que a sociedade se mobilize para que esse tipo de (des)informação não tenha propagação. Diabetes dói, Diabetes exclui, Diabetes marca a vida com lutas diárias, a SBD não pode ficar calada diante de uma manifestação tão nefasta para com a sociedade. Solicitamos publicamente ao Canal Porta dos Fundos a exclusão do conteúdo e uma retratação as pessoas com diabetes, às suas famílias, aos profissionais que lutam pela educação em diabetes e a vigília diária para controlar os efeitos da doença. Convidamos ainda, os representantes do Canal Porta dos Fundos para uma visita formal a sede da SBD, para que possamos apresentar dados, pessoas com diabetes e esclarecer quaisquer dúvidas, reforçando o nosso compromisso com a educação.

E aí Porta dos Fundos, vamos entrar pela frente e consertar? Como diz o ditado “Saber perder a tempo é saber ganhar” e por mais importante que seja o pronunciamento da nota da SBD, o efeito maior virá de onde foi lançado.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *