Medicina de Precisão e a Visão do Paciente

Em maio, aconteceu o SEND 2018 – Simpósio de Endocrinologia, Nutrologia e Diabetes no Hotel Prodiy, no Rio de Janeiro. A organização foi do Dr. Roberto Zagury e Dr. Leão Zagury, nosso consultor.

O evento durou dois dias inteiros, com uma abordagem mais voltada aos especialistas e profissionais de saúde. Dentro dos temas, algumas abordagens, com depoimentos dos palestrantes, procuraram focar na relação com o paciente e em informações de interesse público.

Um deles foi o Dr. Freddy Eliaschewitz, endocrinologista e membro da Comissão de Pesquisa Clínica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). No vídeo, ele explica sobre a medicina de precisão e como essa área tem avançado. As reações são diferentes para os mesmos medicamentos e isso deve ser observado.

Já a Dra. Rosangela Rea, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, e o Dr. Guilherme Giorelli conversaram sobre a importância de ouvir o que o paciente precisa. Como encontrar as perguntas certas para entender as necessidades de cada um? A reflexão de uma questão tão importante foi feita pelos dois.

Se não for possível entender o que o paciente quer, como convencê-lo a aderir o tratamento. Essa foi uma das colocações feitas pelos dois especialistas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *