Sugestão para Levar na Merenda

As mães de crianças com diabetes estão sempre em busca de uma receita nova para agradar o paladar sem perder as contas dos carboidratos ingeridos pela criança. A contagem de carboidratos, de fato, veio para abolir as restrições alimentares, entretanto, isto não significa que devemos oferecer produtos industrializados em demasia. A qualidade do tipo de carboidrato que a criança vai consumir deve ser mais importante do que a quantidade. Ao optar por acostumar o paladar da criança ao cacau ou chocolate amargo, estamos fornecendo menos açúcar e impedindo a elevação brusca da glicemia.

Os chocolates ao leite geralmente tem uma quantidade grande de açúcar e gordura e com a proximidade da Páscoa, muitos pais ficam em dúvida sobre o que pode e o que não pode dar para a criança com diabetes (aquela que faz a contagem de carboidratos e também aquela que ainda não usa esta terapia nutricional). Por isso na edição 11 da Revista EmDiabetes temos uma receita prática de bolinho de cacau para saciar aquela vontade de chocolate. É possível congelar para que durante a semana a criança possa levar para a merenda.

Espero que experimentem e deixem seus comentários sobre nossas receitas! Um abraço e até a próxima!

BOLINHO PRÁTICO DE CACAU

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de farelo de aveia
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada
  • 1 banana madura (aproximadamente 100g)
  • 1 colher de sopa rasa de cacau em pó 100% (o único ingrediente descrito na embalagem é cacau em pó)
  • 2 colheres de sopa rasa de adoçante culinário para forno e fogão
  • 1 ovo
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó
  • 1 colher de sopa de óleo de coco

Preparo: Liquidifique o ovo e a banana. Coloque em um bowl e acrescente o farelo de aveia, a farinha de linhaça, o adoçante, o cacau e o óleo de coco. Misture com uma colher até ficar homogêneo. Por último, adicione o fermento em pó e incorpore-o à massa. Separe forminhas de muffin de silicone e coloque 2 colheres de sopa da massa em cada forminha. Pré-aqueça o forno à 180 graus e asse à 200 graus por 30 a 40 minutos.

Rendimento: 6 bolinhos

Dicas da Nutricionista

Dica 1 : Para economizar tempo, procure ligar o forno ao iniciar o preparo da receita. Você também pode congelar as bananas maduras cortadas a fim de evitar desperdícios e ter mais praticidade.

Dica 2: Essa receita é ótima para o café da manhã (para substituir o pão), lanche prático ou como substituição para doces.

Dica 3: Porção sugerida para o consumo: até 3 bolinhos.

Dica 4: Caso queira mais porções, você pode dobrar ou triplicar a receita.

Dica 5: Caso queira mais praticidade, você pode preparar a receita e congelar cada bolinho em saquinhos próprios para o freezer. Ao ingerir, basta somente aquecer o bolinho. Validade: na geladeira por até 5 dias e no freezer por até 3 meses.

 

Valor nutricional: Cada muffin possui 4,8 g de carboidratos. 

 

Raquel Fernandes  Nutricionista e Coach  (CRN/4 13100110) e-mail: nutricraquel@gmail.com Instagram: @nutriraquelfernandes Whatsapp (21) 998952604 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *